Contador vence etapa rainha

Atualizado em 16 de dezembro de 2019
Mais em ATIVO

Após voar na escalada para Eibar, Alberto Contador (Astana) venceu a etapa rainha da Volta ao país Basco, com 172,5 km entre Villatuerta e Eibar, em um tempo de 4h16min29s, a 9s de vantagem de Cadel Evans, segundo colocado na jornada. Com a vitória, Contador assumiu a liderança da competição. Luis León Sanchez (Caisse d’Epargne) ficou em sétimo e caiu para a sétima posição da classificação geral.

“Para mim é uma honra ganhar aqui em Arrate”, disse Contador, sobre a escalada de 556 m da terceira etapa. “Arrate é famosa no ciclismo. Aqui apenas fortes corredores vencem. Eu queria ficar na frente o máximo de segundos possível para ter alguma vantagem para o contrarrelógio final no sábado”, explicou.

Cadel Evans (Silence-Lotto) tentou se aproximar de Contador, mas não conseguiu, sendo alcançado pelo campeão olímpico Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi) e o ex-companheiro de equipe de Contador, Antonio Colom (Katusha).

Amanhã acontece a quarta etapa da Volta ao País Basco, com 161 km entre Eibar e Güeñes e sete escaladas: uma de primeira categoria, uma de segunda categoria e cinco de terceira categoria.

Classificação na etapa:
1) Alberto Contador (ESP/ Astana) em 4h16min29s
2) Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 9s
3) Samuel Sánchez (ESP/ Euskaltel Euskadi) m.t.
4) Antonio Colom (ESP/ Katusha) m.t.
5) Damiano Cunego (ITA/ Lampre) a 28
7) Luis L. Sánchez (ESP/ Caisse d’Epargne) a 36s

Classificação geral:
1) Alberto Contador (ESP/ Astana em 11h59min8s
2) Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) a 9s
3) Samuel Sánchez (ESP/ Euskaltel Euskadi) m.t
4) Antonio Colom (ESP/ Katusha) m.t
5) Damiano Cunego (ITA/ Lampre) a 28s
7) Luis L. Sánchez (ESP/ Caisse d’Epargne) a 36s