Contador vence 4ª etapa; Rebellin é novo líder

Atualizado em 15 de março de 2007
Mais em

O espanhol Alberto Contador (Discovery) foi o mais rápido no “monteé Laurent Jalabert” – montanha que recebeu o nome do ciclista francês depois que a cidade de Mende voltou a receber uma etapa do Tour de France, em 2005 – e venceu a 4ª etapa da Paris-Nice, realizada nesta quinta-feira.

Apesar da vitória, Contador não é o novo dono da camisa amarela. O italiano Davide Rebellin (Gerolsteiner) foi o segundo colocado na etapa e ocupa a liderança. O antigo líder, o italiano Franco Pellizotti (Liquigas) foi o 10º colocado, a 40 segundos de Contador e caiu para o quarto lugar.

“Meu objetivo era conquistar a camisa amarela. Pensei que vencendo a etapa já seria suficiente, mas esqueci-me que atletas como Rebellin estão em ótima forma”, conta o espanhol. “Agora ele é o homem a ser batido. Ainda há tempo para ataques até Nice. Estudaremos os percursos para determinar qual é o melhor local para atacar.” O ciclista de 24 anos talvez não se satisfaça apenas com a camisa de melhor jovem.

Rebellin também sabe que a vitória final não está garantida. “Contador estava muito bem. Não pude acompanhá-lo, então, mantive uma distância de 50 metros. Tive um bom dia, mas ainda não acabou. Ainda restam três etapas duras”, diz o italiano.

“Vim para vencer e sinto-me bem para isso, continua difícil, no entanto, superar equipes como Discovery e CSC. A Gerolsteiner também é muito forte, mas temos que ficar ligados com eventuais ataques”, confidencia Rebellin.

“Focarei minhas forças em ajudar Rebellin na classificação geral, e só então analisar se é interessante defender a camisa de melhor escalador.” A declaração do companheiro de equipe de Rebellin, o alemão Heinrich Haussler, dono da camisa de bolinhas vermelhas desde a etapa de quarta-feira, ganhou ainda mais força depois da prova de hoje.

O brasileiro Murilo Fischer foi o 70º colocado na etapa desta quinta-feira e, com o resultado de quarta-feira, quando ficou na 91ª colocação, caiu para a 67ª posição.

Vacilo de Boonen
O russo Alexander Kolobnev (CSC) conquistou sua primeira vitória da carreira depois de uma fuga de 213 quilômetros, na última quarta-feira. O atleta manteve uma diferença de 20 segundos sobre o pelotão.

">
Kolobnev à frente dos carros – e do pelotão

Os metros finais da disputa contaram com um episódio curioso. Depois de ser o mais rápido em sprint no trecho plano, a poucos metros da meta, o belga Tom Boonen (Quick Step) iniciou a curta subida final pensando se encaminhar para a vitória, não havia notado, porém, que, posicionado à frente dos primeiros carros dos comissários da competição, o líder era Kolobnev.

“Esta foi uma grande vitória, mas também muito inesperada. Sabia que os sete quilômetros finais seriam em descida, então escapei sozinho antes de começar a última pequena subida. Estive bem, mas depois de uma escapada tão longa, estava sentindo muitas dores”, conta o russo.

“Na Rabobank, faltava um voto de confiança deles. Na CSC confiaram no meu potencial. Mesmo assim, não esperava esta vitória porque não estou na minha melhor forma física. Não pude treinar com a equipe na Califórnia, devido a problemas de visto. Tive que treinar sozinho. Felizmente, pude adquirir um pouco de ritmo de corrida na Clássica Almeria e na Volta de Valência.”

Classificação 3ª etapa: Limoges – Maurs, 215,5 km
1) Alexandr Kolobnev (Team CSC) 4h59min35s
2) Tom Boonen (Quickstep-Innergetic) a 12s
3) Daniele Bennati (Lampre-Fondital) m.t.
4) Mathew Hayman (Rabobank) m.t.
5) Jean-Patrick Nazon (Ag2r Prévoyance) m.t.
6) Luca Paolini (Liquigas) m.t.
7) Mirco Lorenzetto (Milram) m.t.
8) Mikel Echeverria (Agritubel) m.t.
9) Josep Jufré (Predictor-Lotto) m.t.
10) Romain Feillu (Agritubel) m.t.
91) Murilo Fischer (Liquigas) a 12s

Classificação 4ª etapa: Maurs – Mende, 169,5 km
1) Alberto Contador (Discovery Channel) 4h07min26s
2) Davide Rebellin (Gerolsteiner) a 2s
3) David García (Caisse d'Epargne) a 12s
4) Cadel Evans (Predictor-Lotto) a 13s
5) Tadej Valjavec (Lampre-Fondital) a 17s
6) Fränk Schleck (Team CSC) a 28s
7) Sébastien Joly (Française Des Jeux) a 33s
8) Levi Leipheimer (Discovery Channel) m.t.
9) Thomas Lövkvist (Française Des Jeux) m.t.
10) Franco Pellizotti (Liquigas) a 40s
70) Murilo Fischer (Liquigas) a 4mins26s

Classificação Geral após 4ª etapa:
1)Davide Rebellin (Gerolsteiner) 17h40min34s
2) Alberto Contador (Discovery Channel) a 6s
3) Tadej Valjavec (Lampre-Fondital) a 23s
4) Franco Pellizotti (Liquigas) a 31s
5) Sébastien Joly (Française Des Jeux) a 32s
6) Cadel Evans (Predictor-Lotto) a 35s
7) David Millar (Saunier Duval-Prodir) a 42s
8) Fränk Schleck (Team CSC) m.t.
9) David López García (Caisse d'Epargne) a 43s
10) Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi) a 46s
67) Murilo Fischer (Liquigas) a 4min30s