Contador suspenso por doping no Tour de France

Atualizado em 30 de setembro de 2010
Mais em

Depois do grande escandâlo de doping com o norte-americano Floyd Landis em 2006, que perdeu o título de campeão do Tour de France naquele ano, a mais tradicional e importante prova do Ciclismo mundial volta a ser assombrada pelo tema. O espanhol Alberto Contador, campeão da prova francesa neste ano, foi suspenso por teste positivo de doping durante a disputa em julho.

O anúncio foi feito pela União Ciclística Internacional (UCI), que disse que o atleta teve suspensão preventiva no esporte por conta do resultado do teste feito em 21 de julho – que foi um dia de descanso no Tour de France este ano. A substância proibida encontrada foi a clenbuterol, encontrada tanto na primeira análise como na amostra B. Os testes foram feitos pela Agência Mundial Antidoping (Wada). 

Alberto Contador, de 27 anos, é hoje um dos principais nomes do Ciclismo mundial, e já conquistou três títulos do Tour de France, a primeira em 2007 e consecutivamente em 2009 e 2010. Contador acaba de assinar contrato com a equipe Saxo Bank – foi campeão do Tour de France 2010 pela equipe Astana. Em 2006, Contador teve seu nome envolvido no escândalo do doping espanhol chamado “operação porto”, mas foi declarado inocente ao final do processo.

Em comunicado à imprensa, Contador se disse vítima de contaminação alimentar, por conta de uma carne que comeu no dia anterior ao teste. A organização do Tour de France disse que vai esperar o final do processo para tomar sua decisão com relação ao título. O vice-campeão da prova esse ano é o atleta Andy Schleck.