Contador não irá a apresentação do Tour de France 2011

Atualizado em 17 de outubro de 2010
Mais em

Suspenso preventivamente no último mês, depois do laboratório alemão da Agência Mundial Antidoping ter encontrado uma concentração pequena da substância proibida Clenbuterol em amostra de sua urina coletada durante o Tour de France deste ano, Alberto Contador decidiu esquivar-se do evento de apresentação oficial do percurso da prova francesa em 2011, que será realizado nesta semana em Paris.

O ciclista espanhol foi o tricampeão do Tour de France 2010, disputado durante três semanas no mês de julho. Contador ainda espera pelo veredito oficial da União Ciclística Internacional sobre o caso. O teste foi aplicado durante um dos dias de descanso da prova, e Contador alega contaminação alimentar por conta de uma carne que comeu no dia anterior ao teste.  

O italiano Alessandro Petacchi, ganhador da camisa verde no Tour de France deste ano também não irá à apresentação em Paris por aguardar a decisão do Comitê Olímpico Italiano sobre a decisão de investigar ou não uma denúncia de doping contra o ciclista. Em 2007, Petacchi ficou nove meses suspenso pelo uso ilegal de Salbutamol. Mas a acusação desta vez é para o uso de PFC.  

O banco dinamarquês de investimentos Saxo Bank afirmou que irá continuar como patrocinador principal de Alberto Contador, que se uniu ao time que leva o nome da empresa depois de conquistar o título de tricampeão do Tour de France pedalando pela Astana.   
Os dois assuntos com certeza estarão na pauta da imprensa durante o evento de apresentação nesta terça. Se a decisão da UCI for feita antes do evento, obviamente com decisão favorável ao ciclista, é provável que Alberto Contador participe da cerimônia na França.

Matéria relacionada:
Alberto Contador suspenso por doping no Tour de France.