Contador deverá ser suspenso por um ano

Atualizado em 26 de janeiro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A hora da verdade está chegando para Alberto Contador, e ao que parece o espanhol não saírá impune. De acordo com o site do Diario Basco, Contador ficará afastado das competições por um ano, com a suspensão passando a valer a partir do dia 24 de agosto (quando foi comunicado pela UCI sobre o positivo por clembuterol).

O ciclista já foi notificado em relação ao posicionamento da Federação Espanhola de Ciclismo sobre o antidoping. A WADA (Agência Mundial Antidopagem) identificou a presença de clembuterol no segundo dia de descanso do Tour de France 2010.

Confirmada a suspensão, Contador automaticamente perderá seu terceiro título na grande volta francesa, além de não participar da prova neste ano. Também poderia ficar de fora da Vuelta a España, que começa no dia 20 de agosto. Mas há a possibilidade que a pena inicie no dia em que ele foi flagrado no antidoping, antes da 17a etapa do Tour 2010.

Os advogados do espanhol apresentaram, desde então, três novos estudos onde, de acordo com o laudo, fica constatado que o clembuterol não chegou ao seu organismo de forma voluntária.

Segundo a Agência Mundial Antidopagem, no artigo 2.1: “é responsabilidade do esportista tudo que aparece em seu metabolismo e, portanto, ele deve estar ciente e atento para que nenhuma substância proibida esteja em seu organismo”
Se não aceitar a decisão da Federação, Contador pode recorrer e o caso será levado ao TAS. Neste caso, o ciclista pode ser suspenso por até dois anos, conforme as jurisprudências da entidade.