Contador conquista a Bicicleta de Ouro

Atualizado em 26 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O espanhol Alberto Contador conquistou pelo segundo ano consecutivo a “Bicicleta de Ouro”, prêmio dado pela revista francesa Velo Magazine ao melhor ciclista do ano em uma eleição que conta com a participação dos principais jornalistas especializados no esporte. O atleta da equipe Astana bateu na votação o suíço Fabian Cancellara (CSC-Saxo Bank), medalha de ouro no contra-relógio dos Jogos de Pequim, e seu compatriota Carlos Sastre (CSC-Saxo Bank), atual campeão do Tour de France.

“Este troféu é um dos prêmios mais importantes do mundo, pois tem o reconhecimento daqueles que mais entendem de ciclismo”, declarou Contador, que neste ano conquistou o Giro d´Italia e a Vuelta a España e passou a fazer parte de um seleto grupo de apenas cinco ciclistas que venceram as três Grandes Voltas.

Apesar de ter feito uma temporada fantástica, o espanhol revelou que ficou surpreso ao receber a “Bicicleta de Ouro”, pois imaginava que sua ausência no Tour poderia o prejudicar na votação.

“Vencer o prêmio em 2007 já foi uma grande surpresa para mim. Mas não esperava ganhar novamente este ano, pois não participei do Tour, que é disputado no país em que é feita a premiação”, afirmou o atleta da Astana, que completa 26 anos na próxima semana.

Confira os 10 mais votados ao Prêmio Bicicleta de Ouro
1 – Alberto Contador (ESP) 72 pts
2 – Fabian Cancellara (SUI) 47 pts
3 – Carlos Sastre (ESP) 36 pts
4 – Alejandro Valverde (ESP) 34 pts
5 – Mark Cavendish (GBR) 31 pts
6 – Alessandro Ballan (ITA) 21 pts
7 – Chris Hoy (GBR) 11 pts
8 – Damiano Cunego (ITA) 8 pts
9 – Tom Boonen (BEL) 6 pts
10 – Philippe Gilbert (BEL) 4 pts