Constantina Dita busca primeira vitória em Londres

Atualizado em 25 de março de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Sem nunca ter conquistado a Maratona de Londres, a romena Constantina Dita, atual campeã olímpica da prova de 42 km, se diz preparada para a pressão que pode vir a sofrer para obter um bom resultado, já que uma das favoritas, a britânica Paula Radcliffe, está fora da competição por causa de uma lesão.

“Tenho um uma sensação diferente sobre a Maratona de Londres, pois sei que todos colocarão uma atenção maior sobre mim”, disse a atleta, que ano passado se tornou a mais velha campeã olímpica das Maratonas, com 38 anos. “Depois das Olimpíadas, minha vida mudou demais. Estou muito mais ocupada e tenho viajado muito”, completou Constantina.

A atleta do país do leste europeu já participou do evento londrino sete vezes, e tem como melhor participação o ano de 2005, quando ficou na segunda posição. Em 2004 e 2007, Dita conseguiu o terceiro lugar. Neste ano, a corredora vê como maiores rivais a queniana Catherine Ndereba, bicampeão mundial, e a chinesa Zhou Chunxiu, vencedora de Londres em 2007.

“Quanto mais velha eu fico, mais tenho que mudar meu programa de treinamento, pois se torna mais difícil para me recuperar bem”, afirmou a corredora, que completou. “Hoje não sou igual a quando tinha 25 ou 27 anos, e tinha mais força para dizer ´posso fazer qualquer coisa´”.