Confiante e otimista

Atualizado em 05 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Já faz mais de um ano desde que foi anunciado que Alberto Contador (Saxo Bank), campeão do Tour de France 2010, sofre o risco de perder o título da penúltima edição da grande volta francesa por ter testado positivo pelo consumo de clembuterol, no entanto, o espanhol demonstra muita confiança quanto ao seu julgamento, que provavelmente ocorrerá no dia 22 de novembro.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) afirmou que estaria disposta a suspender o ciclista por dois anos, enquanto a União Ciclística Internacional (UCI) se encarregaria de tomar o título das mãos do atleta, porém, Contador já planeja sua temporada de 2012 sem se preocupar muito com as possíveis adversidades.

“Estou muito confiante porque existem muitos exames e provas científicas me beneficiando e provando a veracidade de minhas declarações. Acredito que haverá um resultado favorável a mim quando toda essa confusão acabar”, disse Contador.

No mês de fevereiro, a Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) liberou o ciclista para competir, após aceitar o argumento de que a pequena quantidade de clembuterol detectada nas amostras de sangue do espanhol poderia ter entrado em seu organismo, durante o segundo dia de descanso do Tour de France, por meio do consumo de carne contaminada com a substância.

A UCI e a Wada adiaram o julgamento do atleta – que seria realizado em junho – para novembro, uma vez que houve uma discrepância de resultados entre alguns laboratórios (apenas um centro de análise de exames conseguiu detectar a pequena quantidade de clembuterol, por contar com máquinas muito sensíveis). As duas entidades ainda estudam a possibilidade de determinar uma quantidade limite para o consumo da substância, que não comprometeria a performance do atleta.

Embora a lista de substâncias proibidas para o ano de 2012 não tenha sido alterada, ou seja, continuando sem limites impostos para o consumo de qualquer substância proibida pelas entidades máximas do ciclismo, o tricampeão do Tour de France aposta em uma reformulação na legislação, após o desfecho de seu caso. Contador, que afirmou ter parado de comer carne, opina que a organização há de se reformular, para que seja mais objetiva em certos casos.