Como manter a forma nas férias?

Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Mais em

Com a chegada do fim do ano, todos os corredores querem ter um tempo para descansar e ficar com a família, sem que isso atrapalhe seu rendimento. Saiba como isso é possível.

Manter a forma durante as férias é um desafio para quem malha. Mas, com alguns minutos por dia, é possível se livrar da culpa sem atrapalhar o merecido período de descanso. Procurar atividades físicas recreativas é uma opção. Jogar frescobol na praia, nadar no clube, caminhar em parques evitam a perda do condicionamento.

O ideal é fazer o que gosta e dá prazer, porém, é importante praticar exercícios de acordo com o preparo de cada um, não é recomendável que uma pessoa sedentária comece a praticar atividades físicas mais difíceis sem acompanhamento, é preciso tomar cuidado com os excessos.

Substitua as aulas de academia por práticas feitas ao ar livre, pois o importante é manter a regularidade, para não perder a forma e a resistência física adquirida durante o ano. O ideal é que continuem fazendo seu treinamento no local onde estão passando as férias. 
Para não perder o ritmo o importante é se exercitar regularmente, seja com atividades recreativas ou não, que podem ser feitas em qualquer local, cidade, praia ou campo.

Para quem vai ficar na cidade, tem a opção de usar as ciclovias para fazer passeios com os filhos ou parques. Quem estiver na praia, pode fazer atividades recreativas, como, vôlei, frescobol, futebol, além da caminhada pela orla ou ao lado da água do mar. E para quem estiver no campo tem as atividades que são passadas pelos monitores de hotel fazenda, como trilhas, jogos, entre outros.

Há os que acham que atividades aeróbias, como corridas e caminhadas, são insuficientes, mas há exercícios de fortalecimento muscular que podem ser praticados em qualquer lugar. As únicas exigências são roupas leves e disposição. É possível fazer abdominais, flexões e agachamentos respeitando o volume de atividade praticado normalmente. Em alguns lugares é possível encontrar instrumentos que ajudam nos exercícios, como as barras presentes em muitas praias e parques.

Bons treinos e boas festas!

Confira artigo anterior: