Comece a correr

Atualizado em 19 de fevereiro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Começar a correr pode ser mais fácil do que você pensa. Até mesmo quem acha que está acima do peso, ou que não tem preparo físico suficiente, pode iniciar no esporte, basta conhecer e respeitar seus limites.

Em princípio, o ideal é que a pessoa procure um médico, como explica o diretor técnico da Treinamento Esportivo Sandro Performance, Sandro Figueiredo: “Para começar a praticar o esporte, o primeiro passo a ser tomado pelo corredor é procurar um médico e fazer os exames básicos, para saber se está apto a praticar a corrida”, diz Figueiredo, que completa:

“Depois de ter os exames em mãos, uma avaliação física também é importante, para a pessoa saber qual é seu nível físico e aeróbico. Para todos os iniciantes, a prática da atividade começa com uma caminhada esportiva, e, gradativamente, o nível vai se elevando”.

O treinador Vinícius Balbino, diretor técnico da Vinícius Assessoria Esportiva, também fala sobre o início do corredor: “Não adianta a pessoa ter pressa. É preciso atentar aos procedimentos necessários, fazer os exames. Depois disso, começar com treinos mais curtos e aumentar gradativamente o volume”.

“Quando decidi começar a correr estava um pouco acima do peso, até por isso escolhi a corrida, pois falam que é boa para perder a barriga. Comecei caminhado e atualmente me sinto muito melhor fisicamente e animado para o dia-a-dia”, conta Marcos Viesti, 27, administrador, que corre há seis meses.

Tenha uma meta
Traçar um objetivo é um dos primeiros passos para iniciar no esporte. O corredor iniciante pode escolher uma prova no calendário para ser sua primeira corrida. O ideal é que esta prova esteja alguns meses à frente, para que você possa haver uma preparação correta.

“Ter uma meta traçada é sempre muito importante. Por exemplo, quem está iniciando, pode pensar em uma corrida de revezamento ou uma de 5 km – opções com menor distância –, para ter tempo de adquirir seu ritmo e conseguir completar a prova”, afirma Figueiredo.

O treinador Balbino também fala da importância de um objetivo: “Ter uma meta é sempre importante no esporte. Aconselho para quem for começar escolher um percurso perto de casa e reservar cerca de 30 minutos em alguns dias da semana para a prática da atividade. A regularidade também é muito importante”.

Os benefícios
Como todo esporte, a corrida trás benefícios para seu corpo e para seu estilo de vida. Se você busca saúde e bem-estar, começar a correr pode ser a resposta para suas necessidades.

“A corrida proporciona benefícios cardíacos, na respiração, no sono. Além de dar mais ânimo e alegria para a vida do atleta, que passa a se sentir melhor durante o dia”, conta Figueiredo.

Além da melhora física, a corrida está ligada também à mudança de hábitos, como fala Balbino. “Associada à prática deste esporte está a mudança de hábitos. A pessoa passa a dormir mais cedo, por causa das provas e do treinamento, e começa a ter mais disposição”.