Clima de balada

Atualizado em 27 de abril de 2008
Mais em

Por Odara Gallo
Foto Germano Missurini

A segunda edição da prova noturna Reebok 10k, realizada no último dia 26/04, teve animação digna de um sábado à noite. Mais de 2 mil atletas se reuniram para percorrer os 10 km em percurso plano da Cidade Universitária e desfrutar das surpresas preparadas pela organização.

O lounge montado na Praça da Reitoria era uma área de convivência toda iluminada que aguardava os atletas com teste drive de produtos e hidratação. Entre os corredores que esperavam a largada estava Juliana Araújo, 31, professora de educação física, que participou da prova pela segunda vez. “Espero uma corrida bem bacana. O ano passado estava muito frio, mas hoje o clima está mais ameno”, disse a corredora, que veio de São Carlos para marcar presença no evento.

Às 19h, os organizadores puxaram um alongamento coletivo e, em depois, os atletas seguiram para a largada. Foi nesse momento que uma surpresa veio do céu. O pára-quedista Luiz Henrique Tapajós, mais conhecido como Sabiá, saltou de um avião e pousou próximo à largada, para delírio dos participantes. “Já fiz esse tipo de apresentação em provas de bike e corridas, mas à noite foi a primeira vez. É mais difícil de ver o local em volta e tenho que olhar só para onde vou pousar. A vibração do pessoal foi muito grande e já deu pra sentir do ar”, disse Sabiá.

“O salto de pára-quedas foi legal, surpreendente. Esse tipo de coisa é bom porque sai da rotina e faz você lembrar mais dessa prova do que das outras”, disse Rogério Tadeu Agostinho, 37, analista de sistemas.

Alguns minutos depois do salto de Sabiá, deu-se a largada. Milhares de atletas iniciaram o seu desafio pelas ruas da USP. Em alguns pontos, o percurso não estava tão escuro. Isso porque a organização montou quatro túneis com intervenções visuais e musicais. Entre as atrações havia malabarismo iluminado, DJs e grafites virtuais. “Como eu não corro com música, gostei muito das intervenções. Ajuda a ter uma distração durante o percurso”, disse Sérgio Oliveira Rocha, 37, engenheiro.

Sem surpresas no pódio
Ao passo que as atrações surpreenderam os atletas, no pódio não houve muitas novidades. Os campeões foram Bia Nascimento, que conquistou seu sétimo pódio consecutivo em 2008, e Adriano Bastos, vencedor também da Maratona de Santa Catarina no último domingo, 20/04. Ambos ganharam vaga para participar da Reebok Gran Finale, em Cancun (México), dia 8 de novembro, com direito a acompanhante.

A vencedora no feminino terminou os 10 km em 37min01s, mas ainda assim teve tempo de curtir o percurso. “Achei que não ia conseguir, mas até deu tempo de ver as animações nos túneis”, disse a atleta. O treino forte e a temperatura mais amena comparada à prova do ano passado foram determinantes para o resultado. “Já estava treinando para ficar no pódio. Meu treinador só me alertou para tomar cuidado com a temperatura e até correr de calça se fosse necessário. Mas nem precisou”, completou Bia Nascimento.

Já Adriano Bastos completou o percurso em 30min30s e também elogiou a criatividade da organização. “Esse circuito é maravilhoso e foge do comum. A música e as outras atrações mudam a cara da prova para melhor “, afirmou o vencedor.

:: Serviço
Reebok 10k
Data:
26 de abril de 2008
Horário: 19h30
Distância: 10 km
Clima: ameno
Temperatura: 22ºC (média)
Umidade: 60% (média)
Postos de hidratação: 4 (10 km)
Resultados:
Masculino

1º Adriano Bastos – 30min30s
2º Samuel Souza do Nascimento – 30min58s
3º Célio Falcão – 31min03s
4º Antonio Mansur Filho – 31min39s
5º Fábio Nascimento – 31min55s
Feminino
1ª Beatriz Nascimento – 37min01s
2ª Rosangela Figueredo Silva – 38min062s
3ª Denise Pereira Gomes – 38min07s
4ª Eliane Luanda Pereira da Silva – 39min40s
5ª Nely Cristina Cavichio – 38min32s