Clearwater: cidade respira o mundial de Ironman 70.3

Atualizado em 12 de novembro de 2010
Mais em

A cidade de Clearwater, nos Estados Unidos, está totalmente tomada por triatletas de várias partes do mundo. Em qualquer lugar e a qualquer hora é possível encontrar pessoas nadando, pedalando ou correndo, tudo isso devido a grande final do circuito Ironman 70.3, prova que será disputada neste sábado, dia 13, na distância de meio ironman (1.9 km de natação seguidos por 90 km de ciclismo e com 21 km de corrida no final).

“O tempo está ótimo e a expectativa do clima permanecer assim é muito boa. Ao que tudo indica, teremos uma grande prova de despedida”, falou Phillip Larry, diretor da etapa de Ciclismo  ao ativo.com. A disputa será realizada pela última vez em Clearwater, no estado da Florida e mudará para Henderson, nas imediações de Las Vegas no ano que vem.

“Clearwater tem tudo a ver com o triathlon, o clima é ideal e sinto que as pessoas adoram aqui. A mudança de local para o mundial deve-se principalmente ao maior controle de vácuo, onde tínhamos muita dificuldade de coibir. Em Vegas as avenidas são mais largas, o que possibilita os ciclistas a pedalarem mais espaçados entre si. Reconheço que muitos atletas são punidos indevidamente”, disse Larry.

O diretor de ciclismo afirmou que a nova sede do mundial tem o vento muito parecido com o mundial de Ironman, realizado anualmente em outubro na ilha de Kona, Havaí. “A estrutura e a organização do evento são incríveis, fora que encontramos vários amigos de longa data”, falou Cid Cardoso, brasileiro e proprietário de um dos principais bikeshops da feira e que esteve presente nas três ultimas das quatro edições da competição até então.

É possível avistar os melhores atletas do mundo treinando lado a lado com os amadores de todos os cantos do planeta, inclusive com os brasileiros, que ao todo somam 47 atletas inscritos. A australiana Pip Taylor é uma delas. Em entrevista ao ativo.com, Pip falou sobre a sua próxima temporada e sobre as expetativas para a disputa.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje, fiz uma temporada muito boa este ano e espero estar melhor ainda para o ano que vem. Tenho me dedicado mais aos treinos de corrida nestes últimos meses, até prova de meia maratona eu corri para chegar bem amanhã”. Taylor falou também sobre as expectativas para a temporada 2011: “ainda não defini exatamente todo o calendário, mas já posso adiantar que estou bem otimista em estrear no 5150 (novo circuito de triathlon sem vácuo disputado na distância olímpica e organizado pela World Triathlon Corporation – WTC, mesmo organizadores dos eventos Ironman) e seguir com algumas provas de 70.3, inclusive estar na grande final em Las Vegas”.

A triatleta falou que vive sua melhor forma e esta bem confiante para fazer uma grande prova neste sábado. “Sei que posso surpreender amanhã, pois estou conseguindo encaixar a minha corrida, coisa que há muito não fazia. Sei que tenho condições de fazer a minha melhor prova”.

Os brasileiros da elite também já estão todos na cidade, o jovem Reinaldo Colucci que chegou na quinta-feira pela manhã para retirar o kit foi logo surpreendido ao ser um dos primeiros atletas a ser escalado para fazer o exame  antidoping, fora ele o paulista Guto Antunes e o catarinense Igor Amorelli, além das meninas de Campinas Vanessa Gianini e Talita Saab, podem ser vistos se preparando para a grande final.