Claudio Clarindo conta sua jornada na RAAM

Atualizado em 15 de julho de 2009
Mais em

Este ano posso dizer a todos que venci uma batalha gigante contra uma prova chamada RACE ACROSS AMERICA. Conquistei muito mais que um lugar entre os sete primeiros homens, obtive uma lição de vida jamais imaginável.

Transpor os 5.000 km pareceram muito mais fácieis do que as adversidades impostas a mim neste ano. Com um ano taxado por uma crise instalada desde o início, consegui poucos investidores neste projeto, o qual se tornou gigantesco após seu término.

Com cinco grandes guerreiros fui ao campo de batalha, estes mesmos: Leonardo Santos, Fabio Goulart, Japão (Willian Carvalho), Toninho Pinheiro e Elisabete Pereira (esposa) fizeram o impossível para que chegássemos inteiros e com o novo recorde latino- americano de 10 dias e 22 horas, na 7 colocação, e o 1º brasileiro a completar em 10 dias.

Dentre o quarto, quinto, sexto e sétimo colocados a diferença foi dada em horas, agora imaginem 5.000 km e as colocações sendo decididas por 1 ou 2 horas, a prova não foi nada fácil, os melhores ciclistas do mundo em longa distância estavam presentes e todos trataram de se marcar o tempo todo.

A todo momento pedia para que a economia com gasolina fosse extrema, pois sabia que a grana era pouca e o gasto muito grande.
No 1º dia tive uma queda, fiquei transtornado, pois havia treinado 5.000 km sem nenhuma ranhura na perna e no 1º dia de prova levo um daqueles ralados que irão durar uns 3 meses para cicatrizar!

A equipe que se havia formado a poucos dias não sabia o que dizer. Neste momento fica uma das maiores lições: Se queres mesmo, vá à luta! E uma velha frase que me acompanha ressurgiu em questão de segundos: parar jamais! Dai a mente, juntamente com os 5 guerreiros, foram decicivos para o término.

Este é somente um pequeno relato daquela que se consagra a prova mais difícil do mundo. Dedico esta RAAM 2009 a estes cinco bravos guerreiros, que junto comigo fizeram história no ciclismo mundial.

A estes anjos, o meu eterno agradecimento.
 Acabo de preparar minha nova palestra de “TRANSPONDO OS LIMITES”, histórias e vivências esportivas. Entre em www.clarindo.com e agende uma palestra ou entre em meu grupo de treinamento para: ciclismo, triatlon, corrida e caminhada.

Boas pedalada a todos.

Algumas imagens de Claudio Clarindo na RAAM (fotos: arquivo pessoal):