Clássicas provas ciclísticas na primavera européia

Atualizado em 01 de abril de 2011
Mais em

Começaram as clássicas da Primavera e isso significa que o melhor já está chegando! Neste mês de março já tivemos emoções que valem muito, assim como vitória de Murilo Fischer e agora seu segundo lugar na Criterium International Race (França) na qual dentro de um sprint extremamente acirrado ele conquistou seu segundo lugar na etapa. A prova teve três etapas e Frank Schleck como vencedor geral da competição.

Outras provas muito importantes para o preparo mental e físico servem de “seletiva” para saber quem vai ao Giro d’Italia e quem vai ao Tour de France. Portanto, tivemos a famosa Paris-Nice, com Tony Martin da HTC com uma brilhante vitória, seguindo com um futuro promissor na equipe.

Como não podia deixar de ser, a Milan-San Remo (Itália) teve também um ciclista da HTC como vencedor, Matthew Goss, que surpreendeu a todos e, por último, tivemos a excelentíssima vitória de Tom Boonen na Ghent-Welvegem (Bélgica), numa prova em que o final mais parecia uma prova de circuito, pois, após uma fuga, Tom Boonen ainda conseguiu superar a própria velocidade e desgaste físico e ainda fez um sprint que merece ser visto inúmeras vezes.

Abril promete!

Enquanto aqui o frio começa, lá na Europa ele se despede e por isso começam as grandes provas. Neste mês de abril teremos no dia 3 o Tour de Flandres que já pega muitos trechos com paralelepípedos, subidas íngremes e uma chegada que pode ser de um grupo escapado.

Já no dia 10, em minha opinião, começa a grande prova dos homens, a “Paris-Roubaix”, ela é simplesmente fantástica, pois, como diz o nome, larga em Paris e acaba em Roubaix. São 15 seções de paralelepípedos, totalizando 28,8 km intercalados com estrada e um total de 258 km de prova que tem chegada no velódromo.

Em seguida, no final de semana do dia 17, tem a Amstel-Gold Race na Holanda e, no dia 20, a Fleche-Wallonne (Bélgica). Por último, a Liege-Bastogne-liege (Bélgica), no dia 24, e então seguimos enfim para o Giro d’Italia, em maio.

Aguente o fôlego e assista essas provas e preste bem a atenção em como os atletas pedalam, o posicionamento dos pés, das mãos, costas e organização no grupo. Adapte um pouco para você e treine bastante, pois as nossas provas também já estão acontecendo.

Confira artigos anteriores: