Clássica mais antiga acontece no domingo

Atualizado em 20 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO e LEANDRO BITTAR

No próximo domingo (dia 23), uma das disputas mais tradicionais do ciclismo de estrada vai acontecer na Bélgica, a Liège-Bastogne-Liège. Além de ser uma das mais importantes clássicas do Pro Tour, a prova é a mais antiga: a primeira edição aconteceu em 1890, para amadores. Quatro anos depois, passou a ser disputada por profissionais. Os ciclistas saem de Liège em direção a Bastogne e depois retornam.

A volta conta com muitas subidas, como Haute-Levée, La Redoute, Saint-Nicolas, Col de Forges e Stockeu, onde há uma estátua do belga Eddy Merckx, pentacampeão da prova. Esse percurso acidentado favorece os ciclistas atacantes, como o italiano Paolo Bettini (Quick Step), vencedor de duas edições (2000 e 2002) e o cazaque Alexander Vinokourov (Liberty Seguros), atual campeão.

Para a disputa deste ano, algumas equipes importantes já divulgaram os convocados, como a Lampre e a Phonak. Do time italiano, o italiano Alessandro Ballan tem o objetivo de seguir pontuando no ranking Pro Tour. Atualmente, Ballan é segundo colocado com 105 pontos. Ainda pela Lampre, o também italiano Damiano Cunego confirmou presença. Ele lidera o Giro del Trentino, que termina nesta sexta-feira.

Pela suíça Phonak, estão convocados Patrik McCarty, Axel Merckx, Koos Moerenhout, Steve Morabito, Uros Murn, Victor Hugo Peña, Miguel Angel Perdiguero and Steve Zampieri. A Liège ainda terá Vinokourov defendendo o título e os italianos Danilo Di Luca (Liquigas) e Ivan Basso (CSC).