Clarindo terá desafio no Velódromo do Rio neste sábado

Atualizado em 29 de abril de 2011
Mais em

Depois de algumas alterações de datas, neste sábado (30), às 11 horas, o ciclista e colunista do ativo.com Cláudio Clarindo, da equipe Specialized, tentará o desafio de pedalar 24 horas no Velódromo do Rio de Janeiro, em busca da maior distância possível no período. Ele pedalará em círculos, sempre para a direita, numa pista inclinada, o que dificulta ainda mais o esforço, por ser especialista em provas de longas distâncias outdoor, em estradas.

E é justamente o fato de pedalar para um único lado, num circuito de apenas 250 metros, um dos maiores obstáculos. “Isso me consome o pensamento e só não quero é ficar tonto (risos). Muitos me perguntam o motivo de fazer esta loucura, mas para mim é simples: demonstraremos o ciclismo, modalidade indispensável ao mundo sustentável, o condicionamento do ser humano em suportar grandes desafios e minha vida até hoje só se deparou com grandes desafios. Quero superar mais um, que não será nada fácil”, ressalta.

Com a experiência de ter completado duas vezes a Race Across America (RAAM), prova ciclística com nada menos que cinco mil km da costa leste a oeste dos Estados Unidos, passando por diversos tipos de terreno, altitude e clima, ele já está acostumado a enfrentar dor, cansaço em cima de uma bike. No velódromo não será diferente. “Devo me programar para a cada quatro horas para por 10 minutos”, destaca.

Segundo ele, o primeiro objetivo é quebrar o recorde latino, de 770 km, do espanhol Julian Sanz. “Conseguindo isso, tentarei chegar o mais próximo do recorde mundial, de 903 km, do esloveno Marko Baloh”, revela. “Este desafio contribuirá e muito à minha terceira participação na Race Across America (RAAM), minha grande meta este ano”, anuncia o atleta, que em 2002 estabeleceu o primeiro recorde brasileiro em distância, de 422 km em 15h44min, entre Santos (SP) e Guaranésia (MG).

No desafio, Clarindo usará uma bike aerodinâmica, a mesma para tomadas de tempo. “Terá um câmbio eletrônico, para tentar aliviar o desgaste das trocas de marchas e já me preparar para utilizá-lo na RAAM 2011. Será uma experiência única”, comenta o atleta patrocinado por Specialized, Shimano, Fizik, PZ Racing, Gelog transportes, Atacadista Roldão, Oakley e VO2 máx.

A prova tem início às 11 horas do dia 30 (sábado) e termina no mesmo horário de domingo dia 1º, na transmissão ao vivo pelo Programa Esporte Espetacular.