Circuito das Estações estréia no Rio

Atualizado em 18 de maio de 2007
Mais em

por Carolina Botelho

 

 O Circuito das Estações no Rio de Janeiro estreou neste domingo, dia 13 de maio, com a Etapa de Outono. A largada da prova aconteceu pontualmente às 8h,
depois de um alongamento em frente ao palco na arena de 50m2 montada especialmente para o evento. Quatro minutos depois do sinal da largada, os 2.450 corredores já haviam cruzado o tapete vermelho.

 

Uma das grandes novidades do circuito de quatro corridas na capital fluminense foi oferecer duas opções de distância: 5 e 10 km. O treinador Gustavo Caputi, de 29 anos, da Companhia Atlética, trouxe um grupo de 23 atletas. “No Rio, há muitos iniciantes que não conseguem correr os 10 km. A opção mais curta foi fundamental para atrair e incentivar quem está começando”, afirmou.

 

A fisioterapeuta Rubia Lofiego, 32, é um exemplo disso. “Queria muito correr, mas achei que não iria conseguir. Foi minha primeira experiência correndo na rua. Amei”, disse a carioca que optou pelo percurso mais curto.

 

A largada da Etapa de Outono aconteceu no Aterro do Flamengo, próximo ao Porcão, referência gastronômica na cidade. Entre os pontos de destaque do percurso estão o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara.

 

Os vencedores
O grande vencedor da corrida de 10 km foi Naval Freitas (Caixa, Harold, Unip). Ele imprimiu um ritmo forte desde a largada e terminou a Etapa de Outono em 31min07s. “Corri algumas provas do Circuito das Estações em São Paulo e buscava uma boa colocação no Rio. A organização foi boa e isso ajuda a divulgar meu trabalho”, disse o baiano. A velocidade média dele foi de 19,28 km/h.

Quarenta e oito segundos depois de Naval, Adair José Henrique dos Santos cruzou a linha de chegada, marcando 31min55s. O terceiro colocado entre os homens foi Amauri José Santos Júnior (32min07s). No pelotão feminino, Raimunda Maria Brito da Fonseca terminou a corrida em primeiro lugar, com 39min03s, seguida de Aparecida dos Anjos Andrade (39min59s). Valdenize Rodrigues foi a terceira com 40min23s.

 

No percurso de 5km, entre os homens, Iazaldir Feitosa Santana foi o primeiro colocado, pois finalizou a prova em 16min31s. Fabio de Jesus Duarte (16min48s) e Hadi Akkouh (18min21s) foram o segundo e terceiro colocados, respectivamente. No feminino, Margarete Silva de Sousa percorreu os 5 km em 19min38s, enquanto Ana Claudia Jean Marie Pereira completou o circuito em 25min48s. A terceira colocada, Cristiane Monteiro Carvalho, correu em 27min02s.

 

Tendas lotadas

Os patrocinadores da Etapa de Outono do Circuito das Estações, no Rio de Janeiro, montaram tendas na arena. A adidas trouxe com exclusividade ao Brasil o footscan system, um aparelho importado da Bélgica que consegue ler a pisada durante a corrida, verificando mais de 4 mil pontos de pressão e a trajetória dos movimentos.  Esse aparelho ficou disponível tanto na tenda quanto no caminhão posicionado próximo à largada, onde também havia os lançamentos da adidas para essa temporada. “ Ninguém tem um teste tão preciso. Com ele, queremos direcionar as pessoas a fazer a escolha certa”, garantiu Danilo Santos, do marketing da adidas.

 

Outra tenda que atraiu muitos corredores foi a da Biofenac, que disponibilizou 12 macas com fisioterapeutas que ficaram responsáveis por ajudar os atletas no alongamento antes da prova e pela massagem relaxante depois da corrida.

 

Para completar, Energil C trouxe fotógrafos para registrar os corredores na sua tenda. A fila foi enorme antes da largada e assim que os primeiros concluintes chegaram. “Estamos voltados para a saúde do corredor e para a parte ambiental”, garantiu Marina Copolla, coordenadora de marketing da EMS, laboratório responsável pelo Energil C.