Circuito Caixa – Goiânia

Atualizado em 18 de maio de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A cidade de Goiânia recebeu na manhã deste domingo, dia 17 de maio, a terceira etapa do Circuito de Corridas da Caixa. Disputada em um clima ameno, a prova bateu o número recorde de participantes, e reuniu 1.580 corredores nas ruas da capital de Goiás, que participaram dos percursos de 5 km e 10 km.

Em uma disputa acirrada, o baiano Giomar Pereira da Silva foi o grande vencedor, com o tempo de 29min54s, mesmo tempo do seu maior concorrente na competição, João da Bota, que chegou apenas 1 metro atrás do primeiro colocado.

“Nossa tática era marcar os quenianos até o quinto quilômetro. Fizemos a lição e depois nos revezamos na ponta até o final”, falou Giomar, que com a vitória assumiu a liderança do Ranking Caixa/Cbat, com 74 pontos.

Na disputa feminina, a briga foi entre Marizete de Paula Rezende e Marizete Moreira dos Santos, que nos quilômetros finais abriu vantagem de sua xará e venceu a disputa com o tempo de 35min07s. A primeira colocada mostrou-se totalmente recuperada da lesão no tendão de Aquiles, que a perseguiu no ano passado.

“Vim para ganhar a prova, pois estou treinando e correndo bem desde fevereiro. Em abril, venci a Maratona de Revezamento de Brasília com minha equipe, depois fui vice em três provas – Meia Maratona de Brasília, Corrida dos Carteiros e dos Trabalhadores, todas no Distrito Federal. Por isso, cheguei aqui confiante e forcei o ritmo desde o início”, explicou Marizete Moreira.

Presenças ilustres
Além dos atletas de elite, quem também deu as passadas nas ruas de Goiânia foi o prefeito Íris Rezende. Com 75 anos, Rezende correu o percurso de 5 km em 31min47s. Com o intuito de incentivar cada vez mais as pessoas a correrem, ele treina todos os dias e participa regularmente de provas.

Outra celebridade a dar as caras foi o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney Claudinei Quirino, que foi padrinho da etapa. Após ser muito assediado por fãs e distribuir autógrafos, Claudinei deu a largada para a prova feminina. “Fiquei impressionado com o número de participantes da prova e também com o ótimo nível técnico”, disse.

Classificação

Masculino
1- Giomar Pereira da Silva (BRA) – 29min54s
2- João Ferreira de Lima, o João da Bota (BRA) – 29min54s
3- Anoé dos Santos Dias (BRA) – 30min20s
4- Mark Korir (QUE) – 30min33s
5- Ivanildo Pereira dos Anjos (BRA) – 30min50s

Feminino
1- Marizete Moreira dos Santos (BRA) – 35min07s
2- Marizete de Paula Rezende (BRA) – 35min48s
3- Maria Lúcia Santos do Nascimento (BRA) – 36min03s
4- Andrea Celeste Ramos Benites (BRA) – 36min45
5- Antonia Bernadete Lins da Silva (BRA) – 37min04s