Circuito Caixa Fortaleza

Atualizado em 28 de setembro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Cerca de 2.500 corredores participaram neste domingo, dia 27 de setembro, da sétima etapa do Circuito de Corridas da Caixa, realizada na cidade de Fortaleza. Com largada às 8h, a prova contou com percursos de 5 km, somente para amadores, e 10 km, para amadores e profissionais.

Na disputa pela ponta quem levou a melhor foi o pernambucano Ubiratan José dos Santos, que com o tempo de 30min49s deixou para trás o ainda líder do Ranking Caixa, Giomar Pereira da Silva, que terminou a prova na segunda colocação, com 31min22. Jair José da Silva completou o pódio com a marca de 31min27s.

“Saí um pouco atrás e fiquei estudando meus adversários. No meio da prova, decidi avançar porque o Giomar é muito bom de final e você não pode vacilar”, disse o Ubiratan, que disputou pela primeira vez no ano o Circuito. Apesar de não sentir o calor, o pernambucano reclamou do vento forte da capital cearense. “Evitei o pelotão da frente para não me desgastar com a ventania”, resumiu.

A três provas do final do Circuito, e com 40 pontos de vantagem para o segundo colocado, Giomar Pereira da Silva teve os planos de comemorar o bicampeonato impedidos. “Não venci, mas a prova foi boa e consegui um bom resultado, principalmente porque estou vindo da Meia-maratona do Rio e não estava no ritmo para uma prova de 10 km”, avaliou o atleta.

Marily vence, e vantagem de Marizete cai
Em uma disputa acirrada, quem levou a melhor na prova feminina foi a alagoana Marily dos Santos, que completou o percurso em 35min53s, cinco segundos a frente da segunda colocada, Conceição de Maria Carvalho Oliveira, que fez 35min58s. A vice-líder do Ranking Caixa, Marizete Moreira dos Santos, ficou com a terceira colocação, com 36min04s.

“A prova foi muito difícil, as meninas estão todas muito bem, mas hoje meu maior adversário foi o calor”, admitiu Marizete, que com os pontos somados em Fortaleza viu a diferença para a líder do Circuito, Marizete de Paula Rezende, sétima colocada, cair de 40 para 28 pontos. “Vou lutar até o final”, resumiu a piauiense.