Circuito Caixa chega a Ribeirão Preto

Atualizado em 15 de setembro de 2008
Mais em

Por Fátima Martin

Chuva fina e baixa temperatura, de 19ºC no início da prova, surpreenderam os corredores que participaram ontem, 14 de setembro, da prova de 10 Km em Ribeirão Preto do Circuito de Corridas da CAIXA de 2008. Os vencedores da prova foram Giomar Pereira da Silva, tricampeão da etapa, com o tempo de 31 min07s, e Adriana Aparecida da Silva, com 36min34s. Para completar, o evento reuniu 1.600 corredores, número considerado recorde na cidade, que no ano passado teve a participação de 1.100 pessoas.

Novo percurso e Ranking Caixa
O novo percurso da etapa de Ribeirão Preto, com largada e chegada no Parque Dr. Luís Cláudio Raya, no Jardim Botânico, teve duas subidas acentuadas, o que dificultou a prova. Até o ano passado, a disputa era realizada na Avenida Maurílio Biagi, quase totalmente plana. “Mesmo chegando em Ribeirão Preto na sexta-feira, depois de quase 3 mil quilômetros de viagem desde o interior da Bahia, fiz uma boa prova. Treinei para o percurso plano dos anos anteriores e acabei surpreendido com algumas subidas e descidas, que deixaram a prova bem mais forte. No final, consegui acumular os pontos que precisava no ranking Caixa”, afirmou Giomar.

No ano passado, Giomar foi vice-campeão do ranking, pois perdeu para João da Bota. Hoje, ele acumula 206 pontos, 29 à frente de Anoé dos Santos Dias, o novo segundo colocado no ranking, depois do terceiro lugar obtido na etapa de Ribeirão Preto.

Anoé também sentiu dificuldades com as subidas. “Mesmo assim, o terceiro lugar me deixou satisfeito”, disse o corredor que mora na vizinha Jardinópolis e defenderá sua posição na etapa de Porto Alegre, dia 28 de setembro.

Ao contrário dos outros corredores, Adriana – que foi uma surpresa na competição, pois competiu ao lado de favoritas, como Maria Zeferina Baldaia (3ª colocada no ranking) e Sueli Aparecida Vieira (7ª colocada) – acredita que o novo trajeto facilitou a vitória. “Na prova deste domingo queria ficar entre as cinco primeiras, porque preciso muito somar pontos, já que não competi em Uberlândia e Fortaleza. O percurso novo me ajudou, pois gosto exatamente de trechos mistos com subidas, descidas e planos” , disse.

Adriana vai decidir agora se disputa a próxima etapa, em Porto Alegre, ou a Corrida da Integração, também no dia 28 de setembro.

Considerada uma das provas mais tradicionais do calendário, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, esta é a quarta vez que a cidade do interior paulista recebe o maior evento de corridas de rua do Brasil. No total, serão dez corridas em oito estados em 2008, todas válidas para o Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua, que aponta o melhor fundista brasileiro em provas de rua na temporada. Com esta etapa, o Circuito da Caixa soma a presença de 33.600 atletas.

:: Serviço
Circuito de Corridas Caixa – Ribeirão Preto (SP)

Data: 14 de setembro de 2008
Horário: 8h
Distância: 10 km
Clima: chuvoso
Temperatura: 20ºC (média)
Umidade: 68% (média)
Resultados

Masculino
1º – Giomar Pereira da Silva (UniDF/Free Correr/CAIXA) – 31min07s
2º – Gladson Alberto Barbosa (Pinheiros/CAIXA) – 31min08s
3º – Anoé dos Santos Dias (Atraprop Industrial) – 31min17s

Feminino
1ª – Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros) – 36min34s
2 ª – Conceição Maria Carvalho de Oliveira (Find Your Self/CAIXA) – 36mins42s
3 ª – Maria Zeferina Baldia (Pinheiros/Fermentec/Rvdrat) – 36min51s