Cilcismo: ajustes conforme perfil anatômico

Atualizado em 18 de setembro de 2009
Mais em

Quando se fala em fazer um bike fit, logo se pensa: Por que faria se sei como pedalar e, sempre usei minha bike deste jeito? Não vou mudar…não dói nada!

É exatamente este conceito que vem mudando até mesmo entre os ciclistas do Pro Tour, desde o lançamento do conceito Body Geometry que vem sendo cada vez mais fortalecido pela marca Specialized, a preocupação das equipes pelas peças e equipamentos desenhados para um biotipo específico e o apelo pela ergonomia perfeita do material vem ganhando cada vez mais espaço, para que os atletas tenham cada vez mais performance e evitem lesões, e este é um dos papeis do profissional que realiza o Bike Fit.

Este tem como responsabilidade ajustar a bike desde as medidas em si, até as peças mais indicadas para o perfil do ciclista, como um ajuste de suspensão, troca de manoplas por mais confortáveis, assim como um guidão ou selim.

Após uma avaliação da postura do ciclista devemos tentar reproduzir ao máximo a sua postura ao natural e passá-la para os ajustes da bike, portanto se os pés encontram-se em abdução, devemos tentar manter as sapatilhas ajustadas com as pontas dos pés mais lateralmente, pois senão pode ocasionar lesão no joelho futuramente.

Da mesma maneira que temos este alinhamento dos taquinhos em relação ao alinhamento anatômico dos membros inferiores do ciclista, temos que tentar seguir um alinhamento das articulações do tornozelo, joelho e trocânter maior (fêmur), assim haverá uma maior estabilidade dos membros, gastando menos energia e passando então uma maior potência dos músculos para os pedais.

Juntamente a este alinhamento, o uso de palmilhas específicas para o ciclismo é de grande ajuda para manter este alinhamento, pois sem o uso delas há uma tendência do joelho ficar desalinhado, indo mais para parte interna, próximo a bike, ou seja, há uma maior pressão nele, podendo levar a uma lesão. Um último recurso são os calços que são destinados a pisadas diferenciadas e classificadas como Varus ou Valgus, facilitando o ajuste e alinhamento dos pés em relação ao pedal.

Algumas sapatilhas já acompanham estas palmilhas como a Specialized, SIDI, LAKE… portanto, antes de se preocupar com a beleza, preocupe-se com a tecnologia que ela tem!

Após este ajuste, o bike fit segue seu processo assim como já descrevemos em outra matéria, portanto preocupe-se mais com a qualidade e detalhes do seu calçado antes de sair pedalando pelas estradas e trilhas, procure um profissional para orientá-lo.