Ciclomercado

Atualizado em 19 de setembro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A temporada 2011 termina no próximo mês de outubro após a clássica Volta da Lombardia, na Itália. Com um mês para o encerramento do calendário, o ciclomercado segue borbulhando e o “vai-e-vem” nas especulações permanece.

Um dos ciclistas mais cobiçados após a Vuelta a España, o queniano Chris Froome renovou com a equipe Sky por três anos. Com o vice-campeonato na Espanha, Froome foi sondado por inúmeras equipes, entre elas Saxo Bank e Astana, mas decidiu ficar na equipe britânica onde deve ter mais espaço nos próximos anos e tornar-se um dos protagonistas nas corridas de três semanas.

Já a Astana iniciou a semana com três novidades. Por mais um ano, a equipe terá a presença do experiente Alexander Vinokourov, que confirmou seguir competindo até o fim de 2012 depois de se recuperar de uma queda no Tour de France, que acarretou a fratura do fêmur direito do ciclista cazaque. Em relação às contratações, duas novidades: o sprinter esloveno Borut Bozic, de 31 anos, que deixa a Vacansoleil, e o jovem escalador Kevin Seeldrayers , de 25 anos, da QuickStep. Na última semana, o italiano Francesco Gavazzi, da Lampre, também já havia sido confirmado.

Na Saxo Bank, do multicampeão Alberto Contador, o experiente português Sergio Paulinho, que remava em marés turbulentas e via seu futuro incerto após a fusão RadioShack e Leopard-Trek, foi a surpresa neste princípio de semana.

Outro que definiu seu destino foi o italiano Filippo Pozzato. Renegado na Katusha, onde já estava fora dos planos nos meados da temporada, o ciclista italiano fechou com a equipe Farnese-Vini, que no próximo ano terá a presença de Rafael Andriato. Já Otavio Bulgarelli segue com seu futuro incerto.