Ciclistas: como aquecer antes de treinos e provas

Atualizado em 11 de junho de 2008
Mais em

O aquecimento possui efeitos positivos sobre o desempenho de ciclistas, seja ele intenso ou moderado. Sprints realizados como estratégia de aquecimento podem afetar negativamente o desempenho. Um breve aquecimento pode ajudar a manter uma pressão arterial estável e um bom ajuste hormonal no início de atividades extenuantes.

Os aquecimentos em intensidade pesada ou moderada são igualmente eficazes sobre a melhora do desempenho por alterar a resposta do VO2 ao exercício. Procure sempre realizar um aquecimento antes da parte principal do treino, seja rodando alguns quilômetros (~15km) em uma intensidade moderada (60-70% VO2máximo ou 80% freqüência cardíaca máxima) antes dos seus treinamentos e competições.

Até que existam estudos consistentes que comprovem que o aquecimento não atua beneficamente sobre a sessão principal de atividade física (provavelmente isto nunca será provado), gerando mudanças fisiológicas positivas, ele certamente constitui uma importante fase da preparação para iniciar e prosseguir com um exercício vigoroso, devendo ser considerado por treinadores e atletas ao longo dos treinos e competições.

E lembrem-se, é nos treinos que o ciclista deve ser preparado, evite em uma prova querer experimentar uma nova estratégia. Utilize sempre o treino para sua preparação.

Confira no canal Dr. Ativo, na ativo.tv, matérias especiais sobre qualidade de vida, saúde e medicina esportiva: