Ciclistas brasileiros completam prova

Atualizado em 24 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

Três brasileiros já completaram os 1.227 km do Paris-Brest-Paris, prova de Audax mais tradicional do mundo, marcada pelo mau-tempo e o vento contra o fluxo dos ciclistas, inclusive em trechos de descida.

David Dewaele foi quem obteve a melhor marca, terminando a competição após 84h36min. Em seguida veio Luiz Faccin, com o tempo de 86h57min, e Jorge Martins, que cruzou a linha de chegada em Paris após 89h28min.

“O mais legal é ver as pessoas à beira de estrada, na chuva, de madrugada. Te desejam boa sorte, oferecem café, pães e frutas. Muito legal pedalar com espanhóis, italianos, suecos, dinamarqueses e, principalmente, franceses, que são os que mais conversam enquanto pedalam – acho que para passar o tempo”, disse Faccin ao blog da equipe brasileira, o Audax Lajeado.

“Muito legal parar para comer algo em uma vila medieval, no meio da madrugada e na chuva, e ficar vendo os ciclistas passando. Muito sono também. Em alguns momentos, enxergava coisas na estrada que não existiam e a luz da bike formava uma imagem redonda”, completou.

Erich Brack também cruzou a linha de chegada em Paris, mas completou a prova em 90h39, acima do limite permitido pela organização. Adriano Formiga e Luiz Roberto Lazary ainda continuam pedalando, apesar do tempo limite já ter expirado. Os demais brasileiros abandonaram a prova.

Confira as marcas dos brasileiros:

Chegada: Km 1227 – Paris
David Dewaele, 84h36min (14,50 km/h de média)
Luiz Faccin, 86h57min (14,11 km/h de média)
Jorge Martins, 89h28min (13,71 km/h de média)
Erich Brack, 90h39min (13,54 km/h de média)*

* – fora do tempo limite