Ciclismo perde Xavier Tondo

Atualizado em 23 de maio de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O ciclismo está de luto. O espanhol Xavier Tondo (Movistar), de 32 anos, sofreu um acidente em sua casa, hoje de manhã, que resultou na sua morte. Ao que tudo indica, seu carro – que provavelmente não estava com o freio engatado – rumou em direção à porta da garagem, prensando o atleta.

O gerente da Movistar, Eusebio Unzue, confirmou a morte, alegando não ter detalhes do acidente. O ciclista se preparava para treinar com seu companheiro de equipe, Beñat Inxtausti, em Sierra Nevada, visando o Tour de France.

Profissional desde 2003, quando defendia as cores da Paternina, Tondo assinou com a Movistar no início da temporada, depois de realizar um bom trabalho na (equipe) Cervélo TestTeam (atual Garmin-Cervélo), que rendeu um sexto lugar na classificação geral da Vuelta a España e uma vitória na Volta de Castilla e León.

Compatriota de Tondo, Alberto Contador (Saxo-Bank), se pronunciou via internet. O espanhol lamentou o fato, homenageando o amigo pelo Twitter. “A vida é tão injusta e complicada de entender em certos momentos que é impossível descrever o que sinto em relação à morte de Xavi Tondo. Minhas mais sinceras condolências para sua família, ele era uma pessoa incrível, que amava esse esporte como ninguém. Sentiremos sua falta. Descanse em paz.”

A organização do Giro d’Italia divulgou que na etapa de amanhã, entre Belluno e Nevegal, haverá um minuto de silêncio em sua homenagem.