Ciclismo de luto

Atualizado em 05 de fevereiro de 2009
Mais em

O belga Frederieck Nolf, da equipe Topsport, e que competia na Volta do Qatar, morreu na madrugada de ontem, dia 4, para hoje dia 5. O ciclista, que completaria 22 anos dentro de cinco dias, foi encontrado morto, namanhã de hoje, dia 5, pelo diretor esportivo da Topsport, Jean-Pierre Heynderickx. Acredita-se que ele sofreu uma parada cardíaca enquanto dormia.

Em declaração para o site Cyclingnews, o belga Eddy Merckx, o maior ciclista da história, disse que “ontem, ele estava rindo e feliz”. Merckx também disse que o “ciclismo está de luto por ter perdido um talento tão jovem”.
Frederick Nolf havia se tornado profissional em 2008 pela Topsport. A Volta do Qatar era sua primeira prova da temporada.

Em homenagem a Nolf, os sete ciclistas que constituem a Topsport irão fazer o percurso de hoje largando da chegada, em direção à saída. A empresa organizadora da prova, Amaury Sport Organization (ASO), que também promove o Tour de France, em respeito ao ciclista morto, encurtou a etapa de hoje, que também não valerá pontos.

A Topsport, que abandonará a Volta do Qatar, também declarou que não participará da Etoile de Bessèges, prova realizada na França.

Não é a primeira vez que um caso deste tipo acontece em uma competição. Em 2003, o francês Fabrice Salanson (La Brioche Boulangère), que na época tinha 23 anos, foi encontrado morto por seu companheiro de equipe Sébastien Chavanel.

Nolf ocupava o 30º lugar na classificação dos corredores mais jovens e a 96ª posição na classificação geral.