Cheruiyot não defenderá título da São Silvestre

Atualizado em 18 de dezembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O queniano Robert Cheruiyot não vai defender seu título na São Silvestre. O atual campeão da prova mais tradicional do Brasil se recupera de uma lesão no quadril, e descartou a possibilidade de participar da competição sem uma preparação adequada e correr no sacrifício.

O fundista, que venceu a São Silvestre em 2002, 2004 e 2007, está treinando em Eldoret, no Quênia, ao lado de seu compatriota Martin Lel. Seu primeiro grande objetivo na próxima temporada será a Maratona de Boston, em abril. O atleta africano também divulgou que mudará de nome em 2009.

“Tomei a decisão ao me converter ao islamismo neste ano. Em breve serei Ahmed Omar Kipkoech Cheruiyot”, revelou o corredor.

Mais ausências
Além do atual campeão na disputa masculina, a São Silvestre também pode não ter a vencedora do ano passado no feminino, pois a queniana Alice Timbilili ainda não teve sua participação confirmada pela organização da prova. Outro atleta de peso que ainda é duvida é o brasileiro Marilson Gomes dos Santos. O bicampeão da Maratona de Nova York está inscrito na competição, mas voltou a sentir uma lesão no tornozelo e virou dúvida.

Até o momento, o principal estrangeiro que participará da disputa no dia 31 de dezembro é o queniano Evans Cheruiyot, campeão da Maratona de Chicago deste ano. A maior atração nacional será a despedida de Vanderlei Cordeiro de Lima. O medalhista de bronze na maratona da Olimpíada de Atenas 2004 vai encerrar a carreira profissional após a prova.