Charmosa corrida para mulheres

Atualizado em 23 de outubro de 2007
Mais em

A Nike Women’s Marathon reuniu 20 mil pessoas na maratona e na meia-maratona. Destaque para os mimos para as mulheres e para o 9º lugar da brasileira Luciane Macias

Por Eliane Verderio, em São Francisco

 

A região da Union Square em São Francisco, na Califórnia, nos EUA, recebeu, a partir das 6h deste domingo, ainda escuro, 13 graus Celcius, uma das maiores concentrações de mulheres do mundo em provas de corrida. A meia-maratona e maratona da Nike de mulheres é a maior corrida feminina do mundo. Na sua quarta edição, 20 mil mulheres percorreram os bairros de uma das cidades mais bonitas e agradáveis para viver.

 

A prova foi inspirada no 20º aniversario da histórica medalha de ouro conquistada por Joan Benoit Samuelson na primeira maratona feminina olímpica disputada em 1984. A Nike Women’s Marathon tem como objetivo inspirar as mulheres a correrem juntas e em beneficio da sociedade de leucemia e linfoma.

 

A prova de ontem levantou mais de US$ 24 milhões, valor que superou o de 2006. Nos quatro anos da Nike Women’s Marathon, mais de US$ 65 milhões foram doados para a sociedade de leucemia e linfoma. Além de Joan Samuelson, outros atletas vencedores correram ontem em São Francisco, como Sarah Reinertsen, atleta para-olímpica, que tem uma perna amputada, Dottie O`Connor, treinadora, que tem os dois pulmões transplantados. “Eu me sinto muito motivada por poder inspirar mulheres a correrem juntas e ainda apoiando esta causa. Corri tranqüila, para participar e não para fazer tempo. Até parei para me reabastecer no posto de oxigênio”, disse Sarah.

 

A largada foi dada às 6h40 para a elite e às 7h para as demais mulheres que vieram dos 50 estados americanos e de 11 paises. Partindo do centro de consumo de São Francisco, em frente a Niketown e a Tiffany, que premiou todas aquelas que cruzaram a linha de chegadacom um colar de prata e uma medalha exclusiva para a prova, passando pelo Ferry Building, na Embarcadero, costeando a Marina, atravessando o Fort Mason, tendo a Golden Gate e o Presidio de Alcatraz como paisagem, entrando no Golden Gate Park e cruzando a linha de chegada. Na Ocean Beach, em Sunset, as mulheres foram recebidas por simpáticos homens de smoking e tênis Nike Vomero com bandejas de prata e caixinhas verdes Tiffany com imensas limusines recheadas com as medalhas para todas as vencedoras.

 

O tempo com céu azul, sol radiante e temperatura média de 18ºC tornaram perfeito o difícil e belo percurso, que contou com três subidas íngremes e descidas fortes que exigiram preparo e técnica.

 

Os motivos que inspiraram as mulheres a correrem a prova foram únicos. Cada atleta que se posicionou na largada tinha sua meta. A inspiração de algumas foi o fato de possuírem familiares sobreviventes de leucemia, linfoma e outras doenças. Outras se motivaram pelo simples fato da corrida ser para mulheres ou simplesmente para correr ou até andar em um belo percurso, melhorar sua marca pessoal, comemorar seus quilos a menos conquistados por meio da corrida. “Só mulheres é uma boa causa”, disse Elaine Minton, 30, de São Francisco, que correu pela terceira vez uma maratona e faz dois ironman por ano. Susan Onyizuka, 46, de Santa Rosa, caminhou a meia-maratona. A inspiração dela foi o marido, um sobrevivente de linfoma. Sua amiga, de um grupo de corrida, Mary Spicer, 53, também caminhou pela causa, mas também por ser uma corrida feminina e para comemorar a sua mudança de habito. “Sou uma atleta. Iniciante, mas atleta”, disse Mary orgulhosa da sua evolução. Em 2008, ambas pretendem correr a meia-maratona. Alyson Broeren, 24, de Chicago, veio pela terceira vez correr a meia-maratona, desta vez acompanhada pela mãe, Sally Mconkey, 52. Alyson incentivou a mãe a correr e, a partir desta edição, Sally pretende participar das próximas Nike Women’s Marathon. 

 

Brasileira fica em 9º lugar

Luciane Macias, 33, de Santos, personal trainer, foi uma das únicas brasileiras a correr ontem a prova em São Francisco. Sua primeira viagem internacional para participar de uma corrida foi um sucesso. Luciane ficou em 9º lugar, com um tempo de 1h28 na classificação geral e primeiro lugar na sua categoria. Luciane foi uma atleta convidada do grupo Cartel Endorfina, da Nike, que proporcionou a viagem dela a São Francisco. “Largar na elite com o sol nascendo, em um percurso duro, mas muito bonito, com uma organização impecável e ficar entre as dez primeiras me deixou muito, muito feliz mesmo. A cidade é demais, as pessoas simpáticas, a temperatura ideal para correr. No ano que vem, quero voltar para melhorar meu tempo”, disse Luciana após uma merecida massagem.

 

Mimos

A preparação intensa para este grande dia começou na quinta feira, 18 de outubro, na Expotique da prova na Union Square. Além de retirar o kit para a prova contendo o número, informativos e presentes dos apoiadores, as corredoras puderam vivenciar as experiências proporcionadas pela Nike e pelos parceiros. Manicure, massagem facial, corporal e especial para os pés, gravação do nome no iPod, práticas de yoga, teste do equipamento Nike Plus, depoimentos de atletas sobreviventes, seminários de treino e serviço de transporte em vans especialmente preparadas para levar as corredoras às compras foram alguns dos mimos que as mulheres tiveram à disposição. A alimentação das atletas também foi muito bem cuidada. Nos dias que atenderam a prova, as mulheres de todas as idades foram servidas de smoothies de frutas, gomas de carboidratos, barra de cereais, água com sabor e chocolates. Tudo para assegurar o armazenamento de energia para o grande dia.

 

Com toda esta aglomeração de mulheres, a Nikettown teve seus estoques de roupas especialmente criadas para a corrida, nos tons de rosa, esgotados. Filas enormes de consumidoras ávidas em adquirir as suas roupas, acessórios e equipamentos, se formaram nas calçadas, sendo necessário um controle de entrada.

 

Muita energia e animação

Toda esta energia, disposição e preparo valeram a pena. A organização foi impecável. Tudo funcionou no tempo certo. Banheiros limpos e bem-posicionados ao longo de todo o percurso para atender as mulheres e postos médicos. Estações de hidratação com água e isotônico, frutas, barras de cereais, gomas de carboidrato, sucos de frutas, chocolate e um bar de oxigênio foram dispostas em todo o trajeto.

 

A animação foi um ponto alto da prova. Os moradores de São Francisco acordaram cedo para torcer pelas mulheres dizendo “Vai, vai, você esta ótima!! Você pode! Você consegue!” Bandas de música, coral gospel, gaita de foles e um túnel Nike Plus com imagens de corrida, som eletrizante e a voz dos atletas Lance Armstrong e Paula Radcliff parabenizando as corredoras foram algumas das diversas atrações.

 

Neste evento, todo esforço foi recompensado. Na Vila de Chegada, na Ocean Beach, novamente as atletas foram recebidas com mais cuidados para se recuperar. Além dos serviços oferecidos na Expotique, as corredoras, com suas graciosas camisetas de finisher tiveram à disposição cabeleireiros, limpeza facial, pedicure e baldes com gelo. 

 

Vários shows, vendedores autorizados de alimentação, ônibus especiais para transportar as corredoras e seus familiares e uma loja com roupas e acessórios de corrida envolveram ainda mais as participantes, acompanhantes e familiares neste evento, que reuniu esporte, serviços, compras, diversão. Tudo pensado e organizado com bom gosto.
 

Veja aqui todas as fotos da prova