Celso Anderson fala sobre nova equipe de ciclismo

Atualizado em 28 de setembro de 2010
Mais em

O notíciário nacional recente de ciclismo acompanhou a agonia da única equipe de ciclismo Continental do país, a Scott/Marcondes César, de São José dos Campos, com denúncias por parte dos atletas de não pagamento de salários e também desentendimentos da equipe com o técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos.

No final de agosto, a equipe foi suspensa das competições continentais pela União Ciclística Internacional (UCI), e na sequência alguns atletas deixaram o time, até o encerramento das atividades da Scott/Marcondes César no início deste mês. Mas o defecho positivo para a crise parece ter sido dado na última semana, com o anúncio da reestruturação da equipe e a contratação de Celso Anderson como novo técnico.

Celso Anderson conversou com o ativo.com sobre a equipe e suas estratégicas daqui para frente, revelando que o nome do  time deverá ser São José dos Campos/Cannondale por conta do novo patrocinador da equipe, que vai doar as bikes. “Estamos conversando com outras empresas para a temporada 2011, revela Celso. No momento, a nova equipe tem como patrocinadores o Shopping Colinas, Top Mix, XPro, IBFactoring e a Cannondale Brasil.

Segundo Celso, uma exigência sua para asssumir o cargo é a de ter carta branca para montar o time em 2011 e que o momento é de recuperar principalmente a parte psicológica dos atletas, por conta dos desgastes dos últimos meses. “Esse é um time experiente e alto nível, vamos retomar os treinos e participar de três disputas. Ao final do ano vamos conversar com os atletas e ver as possibilidades de continuidade da equipe e os novos projetos”, diz Celso. Para 2011, Celso confirmou a entrada certa na equipe do ciclista Jean Coloca.

O grupo é formado de dez remanescentes da equipe que foi desfeita e três novos atletas – 9 homens e quatro mulheres. Permanecem no time Fabrício e Maurício Morandi, Soelito Gohr, Armando Camargo, Daniel Rogelin, Francisco Chamorro, Robson Batista Vieira, Robson Ribeiro Dias, Wagner Pereira Alves e Maicke Rene Monteiro, no masculino, e as ciclistas Débora Cristina Gerhard, Janildes Fernandes, Luciene Ferreira da Silva e Claudia Tollendal. O massagista é Antonio Carlos Hunger e Eduardo de Souza Oliveira, mecânico. Sairam nomes como Luciano Pagliarini, Nilceu Santos e Magno Nazaret.

“Os ciclistas estão felizes com o desfecho, agora é virar a página e focar no futuro. Vamos arrumar a casa e pensar nas próximas temporadas”, diz Celso.

O calendário da equipe para este ano já está definido. “A equipe tem como principal objetivo agora os Jogos Abertos do Interior, este é um resultado importante e vamos focar nele em primeira instância. Também vamos participar da Volta do Estado como preparação para os Jogos Abertos, e também da Copa da República, em Brasília”, conta Celso.

Celso revela que por enquanto o foco não é voltar a ser equipe continental. “Vamos dar um passo de cada vez. A supervisão da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, é feita por gente muito séria. Em 2011 vamos fazer a temporada aqui no Brasil, fechar novos contratos de patrocínio e crescermos com estrutura para 2012 e, a partir daí, pensar nisso”, explica.