CBAt limita participação de estrangeiros

Atualizado em 27 de janeiro de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Sérgio Shibuya/ ZDL

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) aprovou na Assembléia Geral da entidade, realizada na última sexta-feira, dia 23 de janeiro, a Norma 09, que limita a participação de atletas estrangeiros de outros continentes nas provas de rua do Brasil.

A partir de agora, nas competições internacionais (Nível A), como a São Silvestre, o número máximo de representantes por país será de três atletas no masculino e três no feminino. Nas disputas interestaduais (Nível B), será de dois no masculino e dois no feminino. Já nas provas estaduais o limite será de um competidor para o masculino e um para o feminino.

Os competidores sul-americanos não se enquadram neste limite, mas precisarão de uma carta de autorização de seu país para competir no Brasil. O número máximo de estrangeiros em provas de alto nível poderá ser ampliado, eventualmente, pela CBAt. A nova norma entre em vigor no próximo dia 1º de fevereiro.

Calendário
Na Assembléia também foi aprovado o calendário de 2009 da entidade, que será aberto no dia 8 de fevereiro, em Timbó, Santa Catarina, com a Copa Brasil Caixa de Cross Country. O Troféu Brasil Caixa, maior evento do atletismo nacional, será realizado entre os dias 4 e 7 de junho, no Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro. O calendário completo já está disponível no site: www.cbat.org.br