CBAt divulga programas de apoio a atletas

Atualizado em 10 de janeiro de 2012
Mais em

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou nesta terça-feira, 10 de janeiro, os Programas Nacionais CAIXA de Apoio a Atletas e Treinadores – 2012. Além de patrocinar campings de treinamento e preparação para grandes eventos no Brasil e no exterior, a CBAt beneficiará, ao todo, 153 atletas (menores, juvenis e adultos) e 48 técnicos.

Eles receberão uma ajuda financeira mensal, que somará pouco mais de dois milhões de reais no ano, para a cobertura de despesas de preparação e treinamento, alimentação, transporte, ajuda para moradia, entre outros. Os programas Caixa de Apoio foram definidos no IV Fórum Atletismo Brasil, em dezembro de 2009, que reuniu em São Paulo cerca de 200 atletas, treinadores e dirigentes.

O Programa de Apoio aos Atletas de Alto Nível reunirá medalhistas e finalistas olímpicos de mundiais de Atletismo, mundias indoor, os melhores colocados no Ranking Mundial da IAAF, os ganhadores de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, atletas que tenham índices para Londres-2012 e os líderes do Ranking Nacional de 2011. Este grupo tem um total de 74 beneficiados, entre eles estão campeões como Maurren Maggi, Fabiana Murer, Keila Costa, Ana Cláudia Lemos, Fábio Gomes da Silva, Bruno Lins e Jadel Gregório.

Já o Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite 2012 tem o objetivo de apoiar a preparação de atletas na melhoria de seu nível técnico e na busca de resultados e atenderá os 10 melhores colocados, no masculino e no feminino, do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua-2011, no qual Giomar Pereira da Silva e Conceição de Maria Oliveira foram os vencedores.

No Programa para Jovens Talentos serão beneficiados atletas que tenham obtido medalhas em Mundiais de Juvenis ou de Menores e em Jogos Olímpicos da Juventude, os mais bem colocados no Ranking da IAAF e os integrantes da equipe das Américas nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cingapura. Entre os 29 atendidos estão Caio Cezar Fernandes dos Santos, Thiago Braz e Felipe Vinícius dos Santos.