Cavendish traído

Atualizado em 07 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Mark Cavendish (HTC-Highroad) fez polêmicas declarações sobre seu companheiro de equipe Mark Renshaw, nesta sexta-feira. O britânico foi informado sobre a contratação de seu embalador pela Rabobank e ficou inconformado com a decisão do ciclista. O campeão mundial apostava que Renshaw o acompanhasse na mesma equipe – provavelmente a Sky – durante a próxima temporada.

“O que aconteceu é semelhante a chegar em casa e ouvir a sua noiva dizer que vai te deixar. Como um passe de mágica o fato ocorreu e eu nem imaginava que isto poderia acontecer. Isto me feriu profundamente, profundamente, profundamente”, disse Cavendish.

O ciclista, vencedor do Maillot Vert do Tour de France 2011, afirmou sentir-se traído e criticou a postura do australiano. “Não se pode forçar alguém se tornar fiel a ti, no entanto, eu sempre fui leal a ele. Sempre fui fiel a muitas pessoas. Conheço muita gente, alguns que concordam comigo e outros que discordam, algumas que gostam de mim e outras que me odeiam, mas onde está nosso círculo de amizades e de confiança? Somos um grupo pequeno e digo uma coisa da qual eu tinha certeza: eu pensei que Mark fazia parte dele. Pois é, vivendo e aprendendo”, desabafou.

Ressabiado, Cavendish admitiu ter deixado escapar a melhor oportunidade financeira de sua vida somente para não deixar seu melhor embalador. “Posso dizer sinceramente que perdi a melhor oportunidade de contrato, uma proposta que nunca mais receberei na minha vida. Coloquei tudo isto de lado e me dispus a continuar trabalhando ao lado de Renshaw”.

A verdade é que, após todo o sucesso obtido durante os três últimos anos, Renshaw aspira conquistas em etapas de grandes voltas como o Tour de France, mas agora sendo o protagonista e não mais o gregário.

“A vontade de ir em busca do meu sonho de conquistar etapas no Tour de France e em outras provas é muito grande e depois de muitos anos ajudando os outros, trabalhando para que eles vencessem etapas, sinto que chegou a minha hora de tentar. Vejo a Rabobank como uma das equipes mais profissionais do ciclismo, com uma estrutura boa que pode me ajudar a alcançar minhas metas. Passei noites e dias pensando nesta oportunidade e sei que muita gente vai me julgar por me separar de Cavendish, mas ele entende a minha vontade de ganhar, pois ele também tem esse desejo, assim como todos os ciclistas do pelotão”, concluiu Mark Renshaw, explicando a situação que o fez assinar o contrato com a Rabobank por duas temporadas.