Cavendish faz história em Copenhague

Atualizado em 26 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Mark Cavendish quebrou o tabu para a Grã-Bretanha e, após 46 anos, venceu pela primeira vez o Campeonato Mundial da União Ciclística Internacional (UCI), em uma bela demonstração de trabalho em equipe. Os britânicos impuseram um ritmo forte desde o início da disputa, controlando a prova para uma chegada em sprint em Copenhague, na Dinamarca.

Após 266 km de intenso trabalho britânico, restou a Cavendish realizar o último ato da estratégia do “time da Rainha” ao cruzar a linha de chegada em primeiro após o sprint massivo, desbancando o australiano Matthew Goss pela diferença de uma roda apenas e o alemão Andre Greipel, que ficou com o bronze após análise no photo finish, já que chegou praticamente junto do suíço Fabian Cancellara.

Emocionado, o campeão rapidamente agradeceu e enalteceu o trabalho de seus companheiros de equipe. “Nós tínhamos oito dos melhores ciclistas do mundo e esta foi a primeira vez que chegamos juntos. Eles foram incríveis e tomaram o controle da prova do início até o final, fazendo com que ganhássemos. Não posso acreditar”, comemorou o novo vencedor.

“Desde 2008, quando foi anunciado que este seria o percurso da prova, que poderia ser bom para nós. Fizemos um planejamento juntos para virmos com o melhor grupo possível e sairmos daqui com a camisa arco-íris. Três anos se passaram e nosso time trabalhou bastante para conseguir os pontos para chegar aqui com oito ciclistas. Felizmente tudo saiu como o planejado e o time se saiu muito bem. Estou muito orgulhoso”, concluiu o campeão Mundial.

Classificação:

1 Mark Cavendish (Grã-Bretanha) 5h40min27s
2 Matthew Harley Goss (Austrália) m.t.
3 André Greipel (Alemanha) m.t.
4 Fabian Cancellara (Suíça) m.t.
5 Jurgen Roelandts (Bélgica) m.t.
6 Romain Feillu (França) m.t.
7 Borut Bozic (Eslovênia) m.t.
8 Edvald Boasson Hagen (Noruega) m.t.
9 Oscar Freire Gomez (Espanha) m.t.
10 Tyler Farrar (EUA) m.t.