Castaño assume liderança na Catalunha

Atualizado em 18 de maio de 2006
Mais em

POR LEANDRO BITTAR

O espanhol Carlos Castaño (Kaiku) venceu a quarta etapa da Volta da Catalunha e assumiu a liderança da competição. A primeira vitória do ciclista veio em um momento chave da prova, já que restam apenas três etapas para o final e todas elas são planas e devem ter chegadas massivas. Castaño está a 1min18s do segundo colocado, o colombiano Santiago Botero (Phonak).

Foi a segunda vitória de uma equipe do UCI Europa Tour nesta competição. O favoritismo da Kaiku para desbancar os times do UCI Pro Tour na disputa da classificação geral deve servir de argumento para as reivindicações que os dirigentes dos times continentais têm feito junto a União Ciclística Internacional (UCI). Mesmo considerando a ausência de grandes nomes presentes no Giro e os que já se concentram no Tour de France.

Na prova de hoje, o francês Christophe Moreau foi o mais resistente dos cinco ciclistas que escaparam logo no 9 km e chegaram a abrir 20 minutos de vantagem. Ele ainda agüentou um tempo sozinho, enquanto o pelotão principal foi se fragmentando e Castaño e alguns ciclistas iniciaram a caça ao francês a 15 km para o final. Mas nenhum ciclista do pelotão, entre eles Santiago Botero (Phonak), resistiu à pressão de Castaño, que cruzou solitário a linha de chegada.

O brasileiro Luciano Pagliarini – que ontem se acidentou quando se posicionava para o sprint – parece ter se poupado para as próximas etapas, já que o percurso não se encaixava com suas características. Ele terminou na 151ª posição, 28min12s atrás do líder. Ele agora é o 170º na classificação geral.

A etapa de amanhã será entre Llivia e Manlleu, com 161,5 km. Assim como as duas etapas seguintes, a disputa será em terreno basicamente plano e a previsão é de uma chegada em sprint. O que dificilmente alterará as posições na classificação geral.

Resultado da 4ª etapa da Volta da Catalunha:

1- Carlos Castaño (ESP) Kaiku 6h03min41s
2- Christophe Moreau (FRA) AG2R a 52s
3- Santiago Botero (COL) Phonak a 1min53s
4- Ryder Hesjedal (CAN) Phonak a 2min12s
5- Rodrigo García (ESP) Kaiku a 2min37s
6- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears m.t.
7- Janez Brajkovic (ESL) Discovery m.t.
8- Denis Menchov (RUS) Rabobank m.t.
9- Linus Gerdemann (ALE) Rabobank m.t.
10- David Cañada (ESP) Saunier Duval m.t.

CLASIFICAÇÃO GERAL – depois de quatro etapas:

1- Carlos Castaño (ESP) Kaiku 14h32min52s
2- Santiago Botero (COL) Phonak a 1min18s
3- Christophe Moreau (FRA) AG2R a 1min24s
4- Ryder Hesjedal (CAN) Phonak a 1min51s
5- Vladimir Karpets (RUS) Illes Balears a 2min04s
6- Janez Brajkovic (ESL) Discovery m.t.
7- David Cañada (ESP) Saunier Duval a 2min13s
8- Linus Gerdemann (ALE) T-Mobile m.t.
9- Francisco Mancebo (ESP) AG2R a 2min27s
10- Denis Menchov (RUS) Rabobank a 2min43s