Casa cheia no Internacional de Santos

Atualizado em 09 de fevereiro de 2009
Mais em

Por Bruno Romano

A 18ª edição do Triathlon Internacional de Santos abriu a temporada de grandes provas nacionais em um dia típico de verão na praia do Boqueirão, em Santos, no último domingo (8/2). Com mar bastante calmo, umidade elevada e muito calor, os triatletas amadores e profissionais enfrentaram o percurso de 1,5 km na água, 40 km de pedal e 10 km de corrida. Em provas extremamente disputadas, Reinaldo Colucci (1h45min34s) e Carla Moreno (2h02min36s) não erraram e souberam atacar na hora certa para vencer a competição.

Os profissionais, que largaram às oito da manhã, ainda se livraram do sol na corrida, já que o céu ainda não estava totalmente aberto. “Estivemos sorte por ter algumas nuvens e não o estava tão calor, mas estava realmente úmido”, comentou Ben Collins, atleta destaque no cenário amador em 2007 e que competiu pela primeira vez em Santos, agora já na elite.

“Foi divertido. Consegui pedalar bem forte, apesar de ter sido penalizado por vácuo. Tive de ficar um minuto parado, mas peguei novamente o mesmo grupo e acabei passando eles”, disse o atleta que terminou na oitava colocação (1h51mins56s) e que contou com a ajuda dos atletas Paulo Miyasiro, Fábio Carvalho e Juraci Moreira para conhecer o trajeto de prova nos dias que antecederam a disputa.

Quem não era da casa e acabou roubando a cena, foi o jovem Reinaldo Colucci. “Vencer o Miyasiro na casa dele é difícil. Ele e o Fabinho [Carvalho] são locais e conhecem muito bem o percurso. Ter vencido em cima deles dá uma satisfação a mais. Mas achei que foi uma prova muito equilibrada. Consegui encaixar tudo perfeito e, nos detalhes, consegui abrir a diferença” afirmou.

O ponto decisivo para se firmar na ponta foi na metade do trecho de bike: “No retorno da Anchieta, com 20 km, realmente ‘sentei’ no clipe e aumentei o ritmo. Quando abri a primeira vantagem, abaixei a cabeça e não olhei mais para trás”, contou Colucci que agora se prepara para duas provas de Ironman, uma na Malásia (fim de fevereiro) e outra no Brasil, em maio.

Mesmo com o domínio das ações por parte de Colucci, a prova foi bastante movimentada. Miyasiro saiu na frente da água, junto do francês Benjamim Sanson – que ainda conseguiu pedalar bem, deixando a bike na transição próximo de Colucci, mas quebrou na corrida. Fábio Carvalho, Igor Amorelli e Juraci Moreira pedalaram próximos e brigaram por posições na corrida, chegando em 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente.

“Foi uma prova boa, valeu para pegar ritmo. O ano só está começando, estou no trabalho de base e há muitas competições ainda, não posso reclamar não, está bom”, disse o segundo colocado Paulo Miyasiro, especialista na natação. “Eu prefiro o mar agitado, já que nasci em Santos e fui criado no Boqueirão. O mar tava muito fácil e, portanto, fica tranquilo pra todo mundo – para o pessoal do interior principalmente que não está acostumado”, completou.

Juraci, que vem de um começo de ano com muitas provas, comentou: “Foi muito duro. Fiquei a semana inteira com dor do quadríceps e tendão [devido a participação no Fast Triathlon sete dias antes]. Sabia que ia sofrer na corrida hoje e semana que vem tenho outra prova, o Sesc Caiobá. Pensei: já que não dá pra correr pra ganhar vou aliviar pra não me quebrar mais ainda”.

Entre as mulheres

As atletas mais experientes do dia, Mariana Ohata e Carla Moreno travaram uma bela disputa em Santos. Moreno recuperou a distância que Ohata abriu na natação com um forte pedal. As duas largaram as bikes no T2 juntas, seguidas de perto por Vanessa Gianinni e Fernanda Garcia. “Gostei bastante do meu pedal. Estou com uma bike nova, uma Argon 18, e senti que foi o melhor equipamento que já pedalei”, disse Carla Moreno, que venceu a disputa com 2h02min36s de prova.

“Ela é uma excelente competidora, já foi para três Olimpíadas, e a gente sempre revezou, junto com a Sandra Soldan, no lugar mais alto do pódio. Desta vez foi meu. Hoje, fico feliz por ter sido campeã. Amanhã pode ser ela. Isso é fruto de muita dedicação e determinação”, completou Moreno. “Estou voltando de uma contusão séria e estou cautelosa. Comecei a treinar em janeiro e decidi de última hora competir em Santos. Sabia que teria uma disputa muito boa com a Carla, ela é uma excelente corredora, e estou feliz pelo que fiz. Consegui me superar”, encerrou Ohata, que chegou 2min36s depois da rival.

Resultados:
Elite Masculino
1º Reinaldo Colucci – 1h45min34s
2º Paulo Miyasiro – 1h46min39s
3º Fábio Carvalho – 1h47min15s
4º Igor Amorelli – 1h47min32s
5º Juraci Moreira – 1h49min18s

Elite Feminino
1ª Carla Moreno – 2h02min36s
2ª Mariana Ohata – 2h05min08s
3ª Vanessa Gianinni – 2h07min19s
4ª Fernanda Garcia – 2h08min56s
5ª Carolina Furriela – 2h11min08s