Casa cheia

Atualizado em 29 de março de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos
Foto David Santos

Já acostumado a acolher grandes públicos, o estádio do Pacaembu, em São Paulo, recebeu, neste domingo, dia 29 de março, cerca de 6 mil corredores que participaram da prova de Outono do Circuito das Estações Adidas. A corrida foi disputada em um percurso de 10 km, que teve largada na Praça Charles Miller, percorreu o Elevado Costa e Silva e voltou ao ponto de partida.

“Esta é a primeira vez que participo do Circuito das Estações e o percurso foi um dos principais fatores que me motivaram a correr a prova. O trajeto é bem misto, mescla descidas e subidas, mas nada muito íngreme. Isto não torna a corrida tão monótona”, afirmou Vitor Luis Kundrat, 27, advogado.

“O fato de a corrida ser no Pacaembu é uma motivação extra, pois o estádio é muito bonito. Além do mais, o percurso é bem legal e a organização estava excelente, não deixou faltar nada para os atletas. Este ano, pretendo correr todas as etapas para completar a minha mandala”, disse Cristiano Sanchez, 30, programador, que pretende conquistar o “troféu” que os corredores conseguem montar com as medalhas que recebem ao terminarem as provas de Outono, Inverno, Primavera e Verão realizadas ao longo da temporada.

“A organização está de parabéns, pois foi excelente. Não faltou água no percurso. Uma pessoa bem na minha frente se sentiu mal, próximo ao nono quilômetro, mas rapidamente chegou o socorro”, disse o engenheiro Marcos Siqueira, 37, referindo-se a ambulância com a equipe médica do Hospital Nove de Julho.

Quem também elogiou a organização do Circuito das Estações foi Cristiano Francisco Barbosa, coordenador do Departamento de Corridas de Rua da FPA (Federação Paulista de Atletismo). “Estamos sempre atentos e em contato com os organizadores para que se mantenha a qualidade e o respeito aos atletas nos eventos. Esta corrida mais uma vez não deixou nada a desejar, prova disto é o número de participantes, que só aumenta ao longo dos anos”, declarou Barbosa.

Ajuda dos céus
E se os organizadores fizeram sua parte, as condições climáticas também ajudaram os corredores. A temperatura agradável, que se manteve por volta dos 23º, e o céu nublado facilitaram a vida dos atletas.

“O dia estava perfeito para correr. Sem sol e com temperatura agradável. Isto ajudou bastante”, disse Alice Lima, 26, que pretende se dedicar mais aos treinos e participar de todas as etapas do Circuito em 2009. “Corro há quatro anos, mas nunca levei muito a sério. Em 2007, fiz meus primeiros 10 km na prova de Verão, e prometi que iria correr todas este ano. Vou levar a sério e quero treinar mesmo”, contou.

Elite
Quem também pretende levar a sério as corridas de rua nesta temporada é o atleta Fernando Alex Fernandes. Acostumado a participar de competições na pista, nas quais coleciona títulos nacionais e sul-americanos, ele agora quer priorizar as disputas no asfalto, e demonstrou muita força ao conquistar o primeiro lugar na categoria masculina, com o tempo de 31min00s.

“A minha estratégia foi sempre me manter ao lado do pessoal da frente, para depois apertar no sprint final, que é um dos meus pontos fortes”, explicou Fernandes, que ficou surpreso com o número de participantes da prova. “Corro no Paraná e lá não costuma ter tanta gente. Estava tudo muito bem organizado e com pessoas incentivando o tempo inteiro”, disse o vencedor.

Fernandes teve ao seu lado no pódio José Rodrigues do Santos, que ficou com o segundo lugar ao completar os 10 km em 31min11s, e Rafael Santos de Novaes, que acabou na terceira posição, com o tempo de 31min35s.

Na disputa feminina, a mais rápida foi Elisabeth Esteves, que conquistou o lugar mais alto do pódio ao completar a prova em 37min27s. A segunda posição ficou com Rosangela Figueredo Silva (37min56s) e o terceiro lugar com Jaciane Barroso (39min58s).

Clique aqui para ver a galeria de fotos da prova

Circuito das Estações Adidas – Prova de Outono – SP
Data: 29 de março de 2009
Horário: 8h
Distância: 10 km
Clima: ameno
Temperatura: 23º C (média)
Inscritos: 6 mil
Premiação: brinde dos patrocinadores para os três primeiros colocados em cada categoria

Pódio:
Masculino:
Fernando Alex Fernandes, 31min00s; José Rodrigues dos Santos, 31min11s; Rafael Santos de Novaes, 31min35s

Feminino: Elisabeth Esteves, 37min27s; Rosangela Figueredo Silva, 37min56s; Jaciane Barroso, 39min58s