Carol Furriela quer dar trabalho às estrangeiras

Atualizado em 25 de março de 2014
Mais em

Melhor triatleta brasileira no Ironman 70.3 Brasília 2013 com o segundo lugar, Carol Furriela estará na edição 2014 do evento, marcada para o dia 6 de abril, querendo subir o degrau que falta. Destaque da nova geração e da elite brasileira na competição, ela, aos 23 anos, quer estragar a festa das estrangeiras neste ano e espera repetir a boa atuação. O Ironman 70.3 Brasília abrirá a série de disputas da modalidade no calendário nacional e desafia os atletas a encarar 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida e terá como estrela Mirinda Carfrae (EUA), atual campeã do Mundial de Ironman e detentora do recorde da prova em Kona (8h52min14s).

Apesar da pouca idade, Carol já coleciona inúmeros resultados expressivos. A atleta da seleção brasileira da modalidade militar e civil é campeã brasileira e Pan-Americana sub 23, além de ter vencido no ano passado o Bahia Inglesa ITU Pan American Cup, no Chile. Ainda em 2013, foi vice-campeã em Brasília e venceu outra prova com as distâncias do 70.3, o Dash 113 na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Sua meta é a preparação para buscar uma das vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. "Este é meu foco e estou buscando isso. Usarei o evento de Brasília, assim como outros, como preparação. Mas a expectativa é muito boa e espero dar trabalho às adversárias, especialmente às estrangeiras", afirma a atleta.

Em 2014, Carol participou do Triathlon Internacional de Santos, terminando em quarto lugar. Já no último final de semana, também em Santos, ela participou da etapa de abertura do 24º Troféu Brasil de Triathlon, com distâncias olímpicas – 1,5 km/40 km/10 km -, encerrando a disputa em quinto. "Não fui muito bem, mas acabei usando para dar mais ritmo para Brasília", encerra.

O Ironman 70.3 Brasília largará às 7h, no Pontão do Lago Sul, local também da chegada. A premiação da Elite será a partir das 12h30, ficando as categorias para as 18h30, no mesmo local. No ano passado, o domínio foi estrangeiro. O francês Jérémy Jurkiewicz e a norte-americana Amanda Stevens levaram a melhor. O Brasil ficou com a segunda colocação, com o catarinense Igor Amorelli e a paulista Carol Furriela.

Após a prova na capital federal, ainda estão programados no país o Ironman Brasil Florianópolis (SC), no dia 25 de maio, o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu (PR), no dia 30 de agosto, e o Ironman Brasil Fortaleza (CE), no dia 9 de novembro.