Carlos Dias completa prova na Antártica

Atualizado em 08 de dezembro de 2008
Mais em

Por Fausto Fagioli

Após enfrentar problemas com o navio e frio de 35ºC negativos, o ultramaratonista brasileiro Carlos Dias concluiu na segunda-feira passada, dia 1º de dezembro, a terceira etapa da Copa do Mundo dos Desertos, realizada na Antártica.

“Foram dias que jamais sairão da minha mente. Enfrentamos problemas com o navio antes de viajar para Antártica, depois enfrentamos um mar revolto fazendo o navio, que era enorme, ficar pequeno diante da força do oceano”, diz o brasileiro.

Pouco acostumado com o clima frio, Carlos Dias sentiu algumas dificuldades na etapa. “Os ventos fortes batiam no meu rosto e quase cortavam minha pele. A neve era muito pesada, me fazendo cair a cada minuto”, diz Dias.

“As últimas etapas foram as mais difíceis. Pensei em desistir, mas fui para o navio e li as mensagens enviadas por meus familiares e amigos, isso me fez acordar mais determinado no dia seguinte, para participar da quarta etapa, da qual saí com uma sensação de vitória”, afirma o ultramaratonista.

Cerca de 25 atletas participaram da prova, que, em princípio, seria dividida em seis etapas, totalizando 250 km. Porém, com as más condições climáticas, as duas últimas fases foram canceladas.