Carla Moreno vence mais uma etapa do Troféu Brasil

Atualizado em 24 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A paulista Carla Moreno venceu a 2ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon neste domingo, na cidade universitária da USP, em São Paulo. A triatleta já havia vencido a primeira etapa, realizada em Santos. No masculino, a vitória ficou com o americano Doug Friman, com tempo de 1h59min53s. O impressionante é que Moreno, tetracampeã da competição, disputou a etapa menos de 24 horas depois de ter participado do Brasileiro em distância olímpica, em João Pessoa (PB), onde foi segunda colocada (veja notícia em Triathlon). Ela superou o cansaço e a campeã mundial de longa distância de 2001, a dinamarquesa Lisbeth Kristensen, segunda colocada.

Moreno realizou uma prova tática. Na natação, teve bom ritmo para liderar desde o início. Já no ciclismo, cansou e deu espaço para a dinamarquesa passar e abrir boa diferença. No final, a brasileira teve uma fantástica recuperação na corrida, passou Kristensen e até abriu diferença de mais de dois minutos, fechando a etapa em 2h17min40s. A dinamarquesa fez o tempo de 2h20min, seguida da canadense Natasha Filliol, que repetiu o resultado da etapa inicial (3ª colocação), em 2h23min21s.

“Consegui cumprir o meu objetivo no Brasileiro, que era ficar entre as três por causa da vaga para o Pan e hoje não esperava esse resultado. Cheguei de madrugada e aqui fiz tudo o que podia fazer”, afirmou Moreno, entusiasmada com o resultado. “Este ano quero terminar o Circuito entre as três primeiras e se der, claro, vou tentar o penta. Quem está na chuva é para se molhar”, completou a paulista.

As primeiras colocações da categoria masculina foram dominadas por triatletas estrangeiros. Além do primeiro lugar do americano Doug Friman, o australiano Paul Matthews foi o segundo colocado, com tempo de 2h00min25s, e o inglês Andrew Johns completou o pódio (2h01min22s). Em quarto lugar, Mauro Miyasiro foi o melhor brasileiro e fechou a disputa em 2h01min45s.

“Foi uma vitória dura, por causa do calor, principalmente. Estou bem cansado”, disse Doug Friman, de 31 anos. Foi a segunda vez que o americano vence no Brasil. Em 2002, ele foi o campeão do Triathlon Internacional de Santos.

Para conferir os resultados completos da 2ª etapa do Troféu Brasil, acesse o site oficial do evento: www. trofeubrasil.com.br.

A 16ª edição do Troféu Brasil de Triathlon terá sete etapas. Agora, a competição segue para Goiânia (GO), com a realização da 3ª etapa no dia 11 de junho. Depois, os atletas competem dia 20 de agosto, em Nova Lima (MG). As três últimas etapas serão realizadas em Santos (SP) nos dias 24 de setembro, 22 de outubro e 3 de dezembro.