Capital do meio ambiente

Atualizado em 26 de julho de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A cidade de Brasília recebeu nesta manhã de domingo, dia 26 de julho, a quarta etapa do Circuito Braskem Eco Run, que é realizado desde 2007, com a proposta de incentivar os ideais de desenvolvimento sustentável no esporte e colaborar para a conscientização ambiental e social dos corredores.

A prova, que teve largada às 9h, na Esplanada dos Ministérios, recebeu desde cedo milhares de corredores, que com clima quente e seco disputaram os 5 km e 10 km do percurso.

O produtor Alex Coelho, 29, que corre há dois anos em busca de melhora na qualidade de vida, aprova a corrida e fala sobre o percurso “Foi uma prova muito legal, com bastante gente, em um ótimo clima. A única dificuldade que senti foi no percurso, que tem uma subidinha, mas que, na verdade, não chega a atrapalhar tanto”.

O clima na capital federal também foi lembrado pelos corredores. “O dia já começou quente, o que é comum aqui em Brasília. Porém, isso não foi uma grande dificuldade”, disse a servidora pública Heloísa Gomes Pereira, 27, que falou sobre a o evento.

“Foi tudo muito bom. Esta é uma prova ótima, com um grande ideal. Admito que não ponho em prática como deveria o cuidado com o meio ambiente, mas tento fazer pelo menos o básico, como separar o lixo. Algo que gostei muito foi que vi pouco lixo pelo chão por aqui. Acho que o pessoal captou a mensagem”.

Com muito pique
Há dois meses, por incentivo do namorado, que corre há alguns anos, a procuradora Ana Cristina Velloso Cruz decidiu começar a correr. Neste período, Ana já participou, contando com a Eco Run deste domingo, de cinco provas e comenta sobre sua forma.

“Estava me sentindo muito bem para correr, completei os 5 km em 30 minutos, o que considero muito bom para quem está começando. Além disso, o trajeto tinha algumas subidinhas, o que fez com que ficasse um pouco mais difícil”, disse.

Na prática
Os ideais de sustentabilidade são louváveis, e sua conscientização serve não só para quem pratica esporte. Porém, colocar em ação o que se sabe é de suma importância. Com isso em mente, o gestor governamental Rodrigo Afonso Guimarães, 31, deixa seu dia-a-dia mais ambiental e saudável.

“Pratico natação e ciclismo, entrei na corrida para me manter em forma e continuar motivado. Vou para o trabalho sempre de bicicleta, o que considero fundamental e tem muito a ver com os ideais mostrados na prova de hoje, da qual nós corredores podemos pegar muitas dicas”, disse Guimarães.

A elite
Na disputa pela ponta, quem levou a melhor nos 5 km foi Paulo Braz da Silva, que completou o percurso em 15min11s. Antônio Wilson Souza e Luís Felipe Leite completaram o pódio, com 15min24s e 16min02s.

Nos 10 km, o vencedor foi Israel Barbosa de Deus, com 32min28s, seguido por Adelmo dos Santos e por Kleber Borges Martins, que fizeram a marca de 34min29s e 36min48s, respectivamente.

Entre as mulheres, a vitória nos 5 km ficou com Maria Sandra Pereira, com 18min19s. Ana Paula Cordeiro e Flávia de Souza completaram o pódio, com 19min46s e 20min49s, respectivamente. Nos 10 km, Odileide Félix de Amorim foi a vencedora, com 38min53s. Francisca Oliveira ficou na segunda colocação, com 42min45s, seguida por Mirela Albrecht, que fez a marca de 43min05s.

Fotos: Vitor Schietti

:: Circuito Eco Run – Etapa de Brasília
Data: 26 de julho de 2009
Horário: 9h
Percurso: 5 km e 10 km
Clima: Quente e seco
Temperatura: 25ºC (média)
Vencedores

Masculino 5 km
1º – Paulo Braz da Silva – 15min11s
2º – Antônio Wilson Souza – 15min24s
3º – Luís Felipe Leite – 16min02s

Feminino 5 km
1ª – Maria Sandra Pereira – 18min19s
2ª – Ana Paula Cordeiro – 19min46s
3ª – Flávia de Souza – 20min49s

Masculino 10 km
1º – Israel Barbosa de Deus – 32min28s
2º – Adelmo dos Santos – 34min29s
3º – Kleber Borges Martins – 36min48s

Feminino 10 km
1ª – Odileide Félix de Amorim – 38min53s
2ª – Francisca Oliveira – 42min45s
3ª – Mirela Albrecht – 43min05s