Cansado, mas na luta

Atualizado em 14 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A longa temporada realizada por Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) em 2011 consumiu as energias do belga, que afirma estar cansado. Prova disto é que no Giro de Piemonte, realizado nesta quinta-feira (14), o campeão de seu país abandonou a disputa – algo inédito na temporada.

Um grande grupo protagonizou uma fuga logo no início da prova e conseguiu uma grande vantagem para o pelotão, o que frustrou os planos de Gilbert. “A prova tornou-se uma causa perdida. Tínhamos sete minutos de desvantagem, então seria ridículo continuar na disputa”, disse o Rei das Clássicas de 2011.

Gilbert decidiu se poupar para a prova do próximo sábado (15), a Volta da Lombardia, vencida por ele nos últimos dois anos. A tarefa de conquistar o tricampeonato, no entanto, não será tarefa fácil, segundo o atleta da Omega Pharma-Lotto.

Segundo o ciclista, sua participação no Tour de France está “se vingando” dele. Tanto a grande volta francesa quanto as provas Clássicas disputadas já não o deixam realizar sua performance ideal. “Vejo a diferença nos participantes da Vuelta, como (Vincenzo) Nibali e (Daniel) Moreno, que estão com as pernas mais ‘frescas’ que as minhas. Todos estão cansado após esta longa temporada, mas acho que tenho uma chance e irei buscá-la. Na sexta-feira (14) irei fazer o reconhecimento do percurso e então veremos”, concluiu Gilbert.

O atleta de 29 anos, atualmente líder do ranking mundial, conta com nada menos que 18 vitórias na temporada, após vencer provas como as Clássicas das Ardenas e a 1ª etapa do Tour de France. No início de 2012, Gilbert irá se transferir para a BMC, equipe do campeão do Tour Cadel Evans.