Cancellara quer título da Volta de Flandres

Atualizado em 30 de outubro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O suíço Fabian Cancellara, um dos grandes destaques de 2008, tem como principal meta na próxima temporada conquistar o título da Volta de Flandres, considerada por muitos uma das provas mais duras do ciclismo mundial.

“Meu grande objetivo é vencer o Ronde van Vlaanderen. Acho que tenho chances de conquistar as cinco principais corridas de um dia durante a minha carreira. Sinto que, se perder um pouquinho de peso, estarei pronto para ser campeão em Flandres”, declarou o atleta da equipe CSC-Saxo Bank.

Para alcançar seu sonho, além da vitória na Bélgica, o campeão da Paris-Roubaix 2006 e da Milão-São Remo 2008, precisa também conquistar a Liège-Bastogne-Liège e o Giro di Lombardia, mas sabe que terá que melhorar muito suas técnicas de escalada para se tornar campeão das outras duas competições.

“Se olharmos como venci a Tirreno-Adriático este ano, como estava nas montanhas das três Grandes Voltas e, principalmente, meu desempenho nos Jogos de Pequim, que teve um percurso muito inclinado, não acho impossível vencê-las no futuro”, declarou o suíço, que na China conquistou a medalha de bronze na prova de resistência e o ouro no contra-relógio.

Aos 27 anos, Cancellara também não descarta a possibilidade de um dia lutar pelo título do Tour de France, mas acredita que este não é o momento para pensar nisso. “Já disse uns anos atrás que vencer o Tour era um sonho. Mas às vezes também sonho ter uma pequena ilha no Pacífico. Existe uma grande diferença entre sonhar e transformá-los em realidade. Isto não significa que não vou tentar um dia ser campeão do Tour, mas é algo que não está na minha agenda neste momento. Agora meu foco é a Volta de Flandres”, concluiu o bicampeão mundial de contra-relógio e vencedor de algumas etapas da volta francesa.