Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Atualizado em 02 de fevereiro de 2012
Mais em

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será disputado de 8 a 10 de junho, na cidade de Maracay, na Venezuela, servirá como teste para os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em julho. A equipe que viajará para a terra de Hugo Chávez terá a oportunidade de enfrentar fortes adversários de Cuba, Espanha e Portugal, além dos concorrentes tradicionais da América do Sul.

Para participarem do evento, os atletas devem estar dentro dos índices definidos pela Associação Ibero-Americana de Atletismo, que devem ser alcançados de 1º de janeiro até 20 de maio. A cearense Ana Cláudia Lemos, por exemplo, já conseguiu o índice nos 100 m, com 11.39, obtido na seletiva para o Mundial Indoor da Turquia. Apenas dois serão os convocados em cada prova. No caso de haver três ou mais atletas com índice, irão os dois primeiros classificados do Ranking brasileiro de adultos também no período de 1º de janeiro a 20 de maio.

Nas provas de revezamento, os atletas serão convocados desde que alguma equipe de clube, seleção estadual ou seleção nacional obtenha os índices estabelecidos ou desde que pelo menos dois atletas consigam as marcas mínimas exigidas nas provas dos 100 e dos 400 m. Serão chamados para compor as equipes de revezamento 4×100 m os três primeiros classificados nos 100 m e os dois primeiros nos 200 m do Ranking brasileiro de adultos no período. Para o revezamento 4x400m, serão convocados os quatro primeiros dos 400 m.

A competição venezuelana será aberta às 8:30 (horário Local) do dia 8 de junho, com as semifinais masculinas dos 400 m com barreiras. Os índices estabelecidos pela AIA podem ser vistos no link: www.cbat.org.br/selecoes/indices/C_Iberto_Americano_%2012.pdf.