Campeões em cena

Atualizado em 29 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Tony Martin, campeão mundial de contrarrelógio, e Mark Cavendish, campeão mundial de estrada, ambos da HTC-Highroad, irão disputar a Volta de Pequim, de 5 a 9 de outubro, e a Paris-Tours, no dia 9 de outubro, respectivamente.

Cavendish disputará a clássica francesa, junto de grandes ciclistas, como Óscar Freire, Matthew Goss, Alessandro Petacchi, Daniele Bennati, Roman Feillu, além do ex-camisa arco irís Thor Hushovd e do belga Philippe Gilbert, que obteve 18 vitórias ao longo da temporada.

O ciclista da Ilha de Man terá a companhia de Bernhard Eisel, John Degenkolb e Matt Goss. Caso conquiste a vitória vestindo a camisa arco-íris na chegada, em Avenue de Grammont, Cavendish irá quebrar o jejum que persiste nos últimos anos, quando os mais novos campeões mundiais não conseguem sobressair em solo francês.

Já Martin é o favorito para vencer a 1ª etapa da prova, um contrarrelógio de 11,3 quilômetros. O ciclista será o líder do time. “Vencer o título mundial foi um sonho que virou realidade e eu estou realmente emocionado por poder vestir a camisa pela primeira vez na Volta de Pequim. Eu já estava animado para disputar a prova, mas agora é diferente. Tenho certeza que sentirei mais pressão, no entanto, acho que estarei mais confiante ao vesti-la”, disse Martin.

O alemão, que poderá lutar pelo titulo da competição caso repita nas montanhas o mesmo desempenho da Paris-Nice, onde sagrou-se campeão, terá ao seu lado Michael Albasini, Matt Brammeier, Kanstantsin Sivstsov, Hayden Roulston, Peter Velit, Leigh Howard e Caleb Fairly.

“Teremos Howard para os sprints e o resto todo da equipe com chances de ir bem na geral, por isso entraremos fortes para a disputa”, disse Martin.

“Tivemos uma grande temporada e estamos motivados até que o ano se encerre. Estamos mirando a corrida e temos um bom plantel”, afirmou Allan Peiper, diretor esportivo da HTC-Highroad, que abandonará o ciclismo profissional ao final da temporada.