Campeões do Verão

Atualizado em 16 de fevereiro de 2009
Mais em

Nilceu dos Santos (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) e Sumaia Ribeiro (Sejelp/ Fapi/ Sundown/ Pindamonhangaba) foram os vencedores do 23º Torneio de Verão, finalizado ontem, dia 15, na cidade de Santos, litoral paulista.

O evento – que reuniu mais de 200 ciclistas divididos nas categorias elite masculina, elite feminina e júnior – contou pontos para o ranking de estrada nacional. A prova contou também com a categoria open, para os atletas que não se enquadrassem nas outras três e um total de cinco etapas, as duas primeiras em Praia Grande, a terceira em Guarujá, e a quarta em Cubatão e a última em Santos.

Realizada na Avenida Portuários, a final masculina não foi palco de grandes emoções, pois Nilceu já havia vencido o Torneio, do qual é agora bicampeão. O ciclista da equipe de SãoJosé dos Campos chegou na 30ª colocação, uma à frente de Bruno Tabanez (UAC/ São Lucas/ Americana), o segundo colocado na geral. Quem ganhou a etapa foi Carlos França, da equipe Dataro/ Cordeirópolis.

Entretanto, a disputa feminina foi acirrada e emocionante, já que quatro atletas chegaram à última etapa com chances de subir no lugar mais alto do pódio, conquistado por Sumaia Ribeiro. Luciene Ferreira (Scott), que venceu as duas primeiras etapas deste ano, brigava pelo tetracampeonato, mas acabou em segundo lugar, pela diferença de um ponto.

Na júnior, a disputa também foi tranqüila, e André Luiz Rist, vencedor na categoria, precisou apenas da oitava colocação para levar o título. Iago Toni Marinelli, (Dádiva/ Gallic/ Nossa Caixa/ Guarulhos), vencedor da final, ficou em terceiro na classificação geral, atrás de Murilo Ferraz Afonso (Scott).

Além dos vencedores, o Torneio de Verão teve outro destaque: marcou o fim da carreira do paranaense Hernandes Quadri Junior, de 41 anos, dono de 23 títulos nacionais, duas participações em olimpíadas e presença em quatro Jogos Panamericanos e três vitórias no Torneio de Verão. Agora, o experiente ciclista será técnico da equipe Dataro/ Cordeirópolis.

Resultados:

Elite masculina
1) Nilceu Aparecido Santos (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) 42 pontos
2) Bruno Tabanes (UAC/ São Lucas/ Americana) 35 pts
3) Ricardo Andrey (Padaria Real/ Céu Azul Alimentos/ Sorocaba) 26 pts
4) Carlos França (Dataro/ Cordeirópolis) 25 pts
5) Francisco Chamorro (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) 24 pts

Elite feminina
1) Sumaia Ribeiro (Sejelp/ Fapi/ Sundown/ Pindamonhangaba) 43 pts
2) Luciene Ferreira da Silva (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) 42 pts
3) Janildes Fernandes (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) 41 pts
4) Valquiria Pardial (Cesc/ Sundown/ Nossa Caixa/ São Caetano) 35 pts
5) Maira Hendi (Memorial/ Giant/ Nossa Caixa/ Santos) 25 pts

Categoria Junior
1) André Luiz Riste (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) 43 pts
2) Murilo Ferraz Afonso (Scott/ Marcondes César/ São José dos Campos) 42 pts
3) Iago Toni Marinelli (Dádiva/ Gallic/ Nossa Caixa/ Guarulhos) 38 pts
4) Rafael Buormenino (Sundown/ Taubaté) 30 pts
5) Rauny Gonçalves (AAT/ Fespar de Paranavaí) 24 pts