Campeão de resistência

Atualizado em 28 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Antônio Ponzini

Enquanto as atenções do Desafio 24 de Fortaleza, disputado nos dias 15 e 16 de novembro, estavam voltadas para as feras do ciclismo brasileiro Murilo Fischer (Liquigas) e Luciano Pagliarini (H20), o mineiro Rogério Pacheco pedalava forte para conquistar o bicampeonato da competição e, de quebra, bater o próprio recorde no circuito, que agora é de 51 voltas (663 km).

Campeão brasileiro Máster e um dos principais destaques do país em provas de ultra-ciclismo, o atleta começou a carreira no Mountain Bike e depois passou a se dedicar às competições longas de estrada. Ao longo de sua carreira, além de encarar os adversários e os limites do corpo, ele sempre teve que lutar contra a falta de apoios e patrocínios, mas nunca deixou de ser um vencedor.

Prólogo – O que despertou seu interesse por disputas de longa distância?
Rogério Pacheco – Esse tipo de prova tem tudo a ver comigo, e o que mais gosto nelas é o desafio com meus próprios limites. Quando fazia mountain bike, sempre me saia bem nas competições de um ou dois dias. Fiz o Desafio 12 Horas e aí surgiram vários convites para disputar o 24 Horas, fui e conquistei o título.

Prólogo – E o que lhe fez trocar o MTB pelo ciclismo de estrada?
RP – Tudo começou com uma certa frustração pelo mountain bike. Sempre me sai bem nas competições, mas nunca consegui patrocínio. Cansei de ouvir promessas todo início de ano, e aí passei a me dedicar às provas de estrada. Mas até hoje também não ganhei nada além de reconhecimento nas disputas de longa distância.

Prólogo –Você ainda sofre com a falta de apoio?
RP – Sim, não pude disputar a RAAM (Race Across América) e o Campeonato Mundial por falta da patrocínio. Isto foi uma frustração muito grande para mim.

Prólogo – Você tem novamente vaga garantida na RAAM por ter sido campeão do Desafio 24 Horas. Já conseguiu patrocínio para disputar a prova?
RP – Ainda estou conversando com algumas empresas, e as expectativas são boas. A RAAM é a prova mais dura do planeta e exige uma logística muito grande. Tenho muita vontade de disputá-la, e os apoiadores são essenciais para isso. Acredito que os parceiros irão aparecer.

Prólogo – Já passou pela sua cabeça deixar o ciclismo devido à falta de incentivos?
RP – O ciclismo é uma coisa que está no sangue e não dá para pensar em parar. São onze anos no esporte e sempre precisei ter muita persistência. Mesmo sem patrocínio, sempre competi com atletas profissionais e os venci. Diversas vezes me decepcionei por acreditar que conseguiria um apoio e depois ele não vinha, hoje, não penso mais nisso. Mas nunca deixei de pedalar e isso não passa pela minha cabeça.

Prólogo –Como é sua preparação para as provas de longa distância?
RP – No início do ano, faço algumas provas mais curtas, para manter o ritmo, a motivação e o espírito competitivo, já que as competições longas geralmente são no fim da temporada. Os treinos nem sempre são como quero, pois preciso trabalhar e não tenho tempo para me dedicar tanto ao pedal.

Prólogo –O que é mais importante em uma prova de longa distância?
RP – É preciso conhecer muito bem os próprios limites, saber o que acontece em relação aos adversários, o clima do local, cuidar da alimentação e hidratação, tudo isso faz a diferença. Mas a concentração e o fator psicológico são fundamentais. É preciso estar preparado para todas as situações e não desistir na primeira dificuldade encontrada.

Prólogo –Em que competição você enfrentou maiores dificuldades?
RP – O Desafio 24 Horas deste ano. Foi uma prova de pura superação. Larguei muito forte e sempre alternei entre as três primeiras posições, mas não estava me sentindo muito bem, sofri muito durante a parte do dia devido ao calor. A pressão foi muito grande porque os outros adversários sempre andaram muito perto de mim. Mas não baixei a cabeça, porque sabia que meu forte é a parte noturna. Durante muito tempo, senti que estava pedalando quadrado, só quando parei para jantar passei a me sentir bem. Tive que ditar um ritmo forte para me recuperar. Este ano, o calor, o vento e a pressão dos rivais dificultaram muito as coisas.

Prólogo –Quais são seus planos para a próxima temporada?
RP – A minha prioridade é fazer a RAAM, o Mundial de ultra-ciclismo e o Desafio 24 Horas de Fortaleza, mas tudo isso depende dos apoios que conseguirei. Além disso, vou defender meu título do Campeonato Brasileiro e disputar algumas provas em Minas Gerais, como forma de preparação. Também existe a possibilidade de correr a Volta de São Paulo, mas ainda não está nada certo.

Prólogo –A Volta de São Paulo é uma competição completamente diferente das que você está acostumado. Como seria participar dela?
RP – Ainda não tenho nada certo. Existem algumas conversas e esta idéia está apenas no início. Caso dispute a RAAM, não competirei a Volta de São Paulo. Tudo depende de como as coisas acontecerão. Mas realmente é uma competição diferente, que exige outro tipo de treinamento e trabalho em equipe.