Caminhe forte

Atualizado em 15 de setembro de 2010
Mais em

Por Maurício Belfante

Uma das atividades físicas mais acessíveis, a caminhada, é o berço de um futuro corredor e apaixonado pela corrida. Contudo, não são todas as pessoas que gostam ou podem optar pelas passadas mais rápidas. Algumas preferem mesmo é caminhar, seja na velocidade que for.

Entretanto, após alguns meses, o caminhante pode querer passar para um novo nível de dificuldade. Entra em jogo a corrida forte, ou intensa, que construirá grandes benefícios para os atletas, melhorando sua performance e o condicionamento físico. Porém, antes de partir para uma caminhada vigorosa, o atleta deve pensar em qual nível está e se seu corpo consegue acompanhar o exercício proposto, evitando problemas futuros.

Benefícios da caminhada intensa
O poder da caminhada forte consegue ser, algumas vezes, superior a própria corrida. Entre esses benefícios está o impacto da pisada, que é mais leve. Além disso, há outra diferença, como fala Miguel Sarkis, diretor técnico da Assessoria Esportiva que leva o seu nome e colunista do site O2 Por Minuto.

“Diferentemente da corrida, as passadas da caminhada saem por pouco tempo do contato com o solo, fazendo com que os músculos não descansem, já que o período aéreo é inexistente na caminhada. Com isso, os músculos conseguem uma melhora significativa, principalmente na contração de músculos como tibial anterior glúteos e quadrícipes”, diz.

Mesmo sendo um exercício confortável, a caminhada intensa proporciona a efetivação de efeitos gerados pelo impacto (piezoelétrico), que leva a uma maior absorção do cálcio, pelos ossos, além de melhora significativa no sistema cardiovascular.

A eliminação de peso também é um dos quesitos que faz o exercício físico mais atraente. Mesmo que a corrida seja um esporte completo, a caminhada forte é um dos melhores meios de eliminar gordura. “A maior parte das calorias eliminadas durante uma caminhada vigorosa está creditada, a gordura, bem diferente da corrida, que provoca a eliminação de grande quantidade de calorias, porém, a quantidade de gordura, percentualmente é menor”, afirma novamente Sarkis.

Bem significativa na perda de peso, a caminhada forte, para cumprir esta função, tem que ser aliada a uma alimentação equilibrada, já que necessita de um consumo controlado calórico e do conhecimento de um profissional na área de nutrição, que irá recomendar a melhor dieta alimentar.

Uma passada para a corrida
Mesmo que a vontade do atleta seja permanecer na caminhada, o corpo já estará em perfeita sintonia para encarar uma futura corrida. “Com a melhora da frequência cardíaca e da melhora das funções musculares, o esportista já estará apto para uma corrida leve a moderada. A caminhada é o melhor meio para uma vida longa na corrida”, afirma Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Júlio Coelho Assessoria Esportiva.

Contudo, há exercícios que podem melhorar o desempenho do atleta ainda na caminhada, fazendo-o andar mais rápido, em mais tempo, e até acompanhar lado a lado um trote. Exercícios como caminhar em subidas, descidas, além de descer e subir escadas são os principais meios de uma melhora de performance, não esquecendo da musculação, exercício essencial em qualquer esporte.