Bupa Great North Run é a maior meia-maratona

Atualizado em 06 de outubro de 2008
Mais em

Bupa Great North Run é a maior meia-maratona

Com 52 mil participantes este ano, a Bupa Great North Run bate recorde de público e em estrutura

Por Sara Puerta, de Londres
Fotos Nadia Lira

Neste domingo, 5 de outubro, a cidade de Newcastle, ao norte da Inglaterra, parou mais uma vez, como acontece todo ano quando recebe a Bupa Great North Run, a maior meia-maratona do mundo.

Nessa 28ª edição, houve o recorde de participantes com 52 mil corredores que lotaram a cidade e enfrentaram com muita disposição um percurso considerado difícil para os iniciantes, com muitas subidas e descidas, e a melhor rota em meia-maratona para os experientes. E mais, segundo os participantes ouvidos pela O2, os 21 km não têm um minuto sequer de monotonia.

“A prova é contagiante, pois tem bandas no percurso, milhares de pessoas pelo caminho fazendo festa e espectadores motivando. A Bupa é simplesmente brilhante”, disse o enfermeiro Gavin Cullins, 36, que viajou da Irlanda do Norte para Newcastle para correr os 21 km mais famosos do mundo, como ele mesmo declarou.

E mesmo com essa enorme quantidade de participantes, não houve problemas de organização. De acordo com a médica escocesa Debbie Carlton, 40, que participou pela terceira vez da Bupa, o segredo do sucesso da prova está na organização. “Não acontece aglomeração na chegada, tem água suficiente e tudo é muito divertido”, contou Debbie.

O único problema de organização acontece com espectadores que querem assistir a largada e a chegada. Como são muito distantes, do outro lado da cidade, as alternativas são o metrô e os ônibus que vão lotados e atrasados por conta do intenso movimento. Muitos perdem a chegada dos seus amigos e parentes.

Juntas na linha de chegada
Como estava correndo em “casa”, a inglesa Jo Pavey disparou na frente durante a prova lutando pela vitória em seu país e abriu uma grande vantagem. No entanto, já nos últimos metros perdeu lugar para as africanas Gete Wami e Magdalene Mukunzi, e assim, o último minuto foi arduamente disputado, com fortes sprints das três primeiras colocadas. O resultado foi um segundo de diferença entre elas no tempo final.

:: Serviço
28ª Bupa Great North Run
Local:
Newcastle (Inglaterra)
Horário: 10h30
Distancia: 21 km
Clima: Sol
Temperatura: 8ºC
Umidade: 80%
Postos de hidratação: 7 de água e 4 de bebida esportiva
Participantes: 52 mil
Vencedores
Masculino

1º – Tsegay Kebede (Etiópia) – 59min45s
2º – Gebre Gebremariam (Etiópia) – 1h01min29s
3º – Abdi Abdirahman (EUA) – 1h01min33s

Feminino
1ª – Gete Wami (Etiópia) – 1h08min51s
2ª – Magadalene Mukunzi (Quênia) – 1h08min52s
3ª – Jo Pavey (Reino Unido) – 1h08min53s