Bravos heróis

Atualizado em 03 de abril de 2007
Mais em

O brasileiro Júlio Paterlini, 40 anos, e o português Mário Roma, 44, completaram os 886 quilômetros da Cape Epic, na África do Sul, no último sábado. Correndo pela equipe Power On, os atletas tiveram que pedalar durante 46h56min39s para superar a mais dura prova de mountain bike do planeta.

Na 26ª colocação na categoria Masters e 109º colocados entre as 603 equipes, a dupla cruzou a linha de chegada segurando a bandeira do Brasil.

Os grandes campeões foram os alemães Karl Platt e Stefan Sahm, que completaram a prova em 33h08min. Na oitava e última etapa, realizada no sábado, dia 31/03, a dupla conquistou a 17ª posição – resultado excelente, sobretudo, à Paterlini, estreante em endurance de MTB.

“Para mim, foi um aprendizado. Muita coisa era novidade”, comentou Paterlini, que agora se prepara para a estréia na RAAM – Race Across América, nos Estados Unidos, com nada menos que 4.898,6 km ininterruptamente, entre Ocean Side, na Califórnia, e Atlantic City, em Nova Jersey.

Épica Disputa
Extremamente desafiadora, a mais dura prova de mountain bike, a Cape Epic, que cruza a África do Sul atravessando diversos tipos de terrenos, é conhecida também como a Prova das Estrelas. Diversos medalhistas olímpicos e campeões mundiais de mountain bike participam da prova.

O suíço Thomas Frischknecht, cinco vezes campeão mundial e medalha de prata olímpica nos Jogos Olímpicos de 1996, formou uma dupla com um dos pioneiros do mountain bike, o norte-americano Tom Ritchey. Outros grandes nomes, como: o holandês Bart Bretjens, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta e bronze em Sidney; os suíços Christoph Sauser, número 2 do ranking da UCI no ano passado, e Silvio Bundi, campeão da Cape-Epic na edição de 2006; e o espanhol José Hermida, campeão mundial júnior e sub-23, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, bicampeão europeu em 2002 e 2004 e quinto melhor no ranking da UCI em 2006, também estiveram presentes.

A disputa teve oito etapas. Começou em Knysna, no litoral do Oceano Índico, e terminou em Lourensford, praia do Oceano Atlântico.