Brasil terá elite forte na Pampulha

Atualizado em 02 de dezembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Sérgio Shibuya/ ZDL

O Brasil terá um forte pelotão de elite para lutar pelo título da 10ª Volta Internacional da Pampulha, que será disputada neste domingo, dia 07 de novembro, a partir das 8h40s, em Belo Horizonte, em um percurso de 17.800 metros.

Um dos principais candidatos para garantir o lugar mais alto no pódio para o país é o mineiro Franck Caldeira, tricampeão da disputa, que vai liderar a potente equipe do Cruzeiro. Depois de um mês de preparação em altitude na cidade de Itamonte, o atleta realiza a última etapa de treinos em Sete Lagoas, sua terra natal, e está confiante.

“Estou bem treinado e espero fazer uma boa prova. Gosto muito de correr na Pampulha e sentir o carinho especial da torcida. Sei que terei adversários muito difíceis e nada será fácil”, declarou.

Outro nome de peso na briga pelo primeiro lugar é o piauiense José Teles de Souza, único brasileiro a completar a maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim, que garante estar em boa forma. “Depois da Olimpíada, fiz algumas avaliações do meu estágio de treinamento e estou me sentindo bem. Acho que a tendência é melhorar na Volta da Pampulha”, disse Teles, que já conquistou o índice para a maratona do Campeonato Mundial de Berlim, em 2009.

Gladison Barbosa e o atual vice-campeão da Volta da Pampulha Paulo Roberto de Almeida Paulo também confirmaram presença na competição mineira, e integram a lista dos candidatos ao pódio.

O início da prova está previsto para as 8h40, com os cadeirantes e handcycle, prossegue com a elite feminina, às 8h55, e a elite masculina, geral e outros deficientes, às 9h15. Assim como nas edições anteriores, a corrida terá largada e chegada na Praça Alberto Dalva Simão.

Os atletas inscritos deverão retirar o kit de participação e o chip de cronometragem nesta quinta e sexta-feira, das 11 às 20 horas, e no sábado, das 8 às 17 horas, no Iate Tênis Clube, que fica na Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1350, Lagoa da Pampulha.